A SpaceX compartilhou no Twitter imagens de sua primeira captura e recuperação de carenagem bem-sucedida. O processo foi realizado após o lançamento da missão STP-2 Falcon Heavy no final do mês passado.

Capturar a carenagem é um marco particularmente importante para a SpaceX. Ela funciona como um cone no nariz do foguete e protege a carga que está sendo lançada para fora do planeta. Uma vez que o foguete tenha ultrapassado a atmosfera da Terra, a carenagem é descartada e volta para a Terra.

No entanto, no esforço implacável da empresa para reduzir custos através da reutilização, a SpaceX tem tentado recuperar suas carenagens. Em 25 de junho, eles finalmente conseguiram salvar metade de uma carenagem com o barco de recuperação chamado Ms. Tree. A peça tem 13 metros de altura, 5 metros de largura e pesa quase uma tonelada, e para que a recuperação fosse possível a empresa de Elon Musk a equipou com propulsores frios de nitrogênio, usados para estabilizar sua descida até que seus paraquedas direcionáveis à fizessem cair no lugar certo.

A conta no Twitter da SpaceX compartilhou o vídeo na noite de terça-feira (02/07), dando aos caçadores de foguetes uma visão clara do retorno à Terra. À medida que a estrutura atravessa a atmosfera da Terra, ele incendeia partículas no ar, iluminando a tela com um azul brilhante.

 

 

 

A SpaceX disse que o custo da carenagem completa para as missões Falcon Heavy está em torno de US $ 6 milhões e está trabalhando em um método para recuperar pelo menos metade da peça desde 2018. Isso representa uma economia de US $ 3 milhões.

O próximo lançamento da empresa está agendado para 21 de julho. Um Falcon 9 levará uma nave espacial Dragon para a décima oitava missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional realizada pela Space X.

Via: CNet