A Starship SN4, quarto protótipo da espaçonave que a SpaceX espera um dia usar para colonizar Marte, sofreu um acidente durante um teste de disparo estático de seu propulsor na última quarta-feira (20). Como resultado um incêndio ocorreu na base da nave, que felizmente não sofreu grandes danos.

Durante um disparo estático o propulsor (um motor Raptor, sucessor do Merlin-1D usado no Falcon-9) é acionado por alguns segundos enquanto a espaçonave está amarrada ao solo. Segundo o site Teslarati, um aumento súbito de pressão causado pela ignição do motor soltou uma tubulação de metano que estava mal conectada, causando um vazamento do combustível.

O propulsor funcionou normalmente por cerca de cinco segundos, como esperado, mas neste período o metano que vazava da tubulação pegou fogo. Logo depois, material isolante colocado ao redor do foguete também se incendiou, o que danificou parte da fiação usada para telemetria, a coleta de dados sobre o estado e funcionamento do foguete.

Com isso a SpaceX “perdeu o controle” da SN4, ou seja, não tinha mais como determinar seu estado, mesmo após o fogo ser apagado. Como os tanques ainda continham combustível pressurizado em um estado desconhecido, seria arriscado se aproximar da espaçonave para inspecioná-la. Foi necessário esperar ele evaporar e ser liberado por válvulas de segurança até que o foguete pudesse ser declarado como seguro, o que levou dois dias.

Apesar do susto, os danos ao foguete foram mínimos, e tudo indica que a SpaceX pretende utilizá-lo em um novo teste em breve. A empresa solicitou o fechamento das estradas ao redor de sua base em Boca Chica, no Texas, no dia 28 de maio, com datas de backup em 29 de maio e 1.º de junho.

Fonte: Teslarati