Vídeo mostra ventos solares atingindo atmosfera de Marte

Imagem foi feita a partir de dados coletados pela sonda Maven, da Nasa, que orbita nosso vizinho espacial e mostra como sua magnetosfera não o protege
Redação28/05/2020 15h45, atualizada em 28/05/2020 16h30

20200528125151

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A atmosfera de Marte é fraca demais para proteger o planeta dos fortes ventos solares. Agora, uma animação impressionante revelada pela Nasa mostra como o próprio Sol é responsável por lentamente retirá-la. O vídeo foi feito a partir de dados coletados pela sonda Maven, da Nasa, que orbita nosso vizinho espacial e mostra como sua magnetosfera não o protege.

Diversas pesquisas tentaram explicar como Marte perdeu gradualmente sua atmosfera e apontaram fortes tempestades de poeira na sua superfície como o principal culpado. Porém, o novo estudo, publicado na revista Nature Astronomy, afirma que as interações magnéticas entre os ventos solares e a magnetosfera do planeta são os reais responsáveis.

É sabido há muito tempo que a magnetosfera da Terra é o que a protege dos perigosos raios solares. Agora, porém, é possível ver o quão grande o impacto dos ventos solares pode ser. Segundo os relatórios, essas tempestades foram responsáveis por transformar um mundo aquático e exuberante no que agora pode ser um amontoado de rocha estéril que Marte é.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital