A SpaceX está se preparando para o voo de mais um protótipo, o SN8, que deve chegar a 18 km de altitude. Mas antes realizará um teste destrutivo em outro protótipo, chamado de SN7.1, para validar a resistência de uma nova liga metálica.

O SN7.1 é muito parecido com o SN7, que foi testado da mesma forma em junho. Basicamente um imenso tanque de combustível, ele é feito de uma liga de aço inoxidável chamada 304L, mais resistente que a 301 que a SpaceX vinha usando nos protótipos anteriores. O objetivo do teste é, basicamente, ver quanta pressão interna o tanque suporta antes de estourar como um balão.

O teste destrutivo deve acontecer por volta desta quinta-feira (17). Antes, o protótipo será submetido a uma série de cenários de teste que reproduzem a pressão nos tanques durante um lançamento orbital, sob impulso de um ou mais propulsores Raptor.

O vôo da SN8

A Starship SN8 será o primeiro protótipo a contar com aletas em sua carcaça e um cone no “nariz”, o que promete maior estabilidade e controle aerodinâmico no percurso do veículo. Os dois protótpos anteriores, SN5 e SN6, eram pouco mais que tanques de combustível com pernas para o pouso e um propulsor Raptor.

O SN8 está sendo finalizado e deve passar, ainda nesta semana, por testes de resistência a fogo e, dependendo destes resultados, estará pronto para o seu voo de avaliação, que deve levá-lo a uma altura de 60 mil pés, cerca de 18,3 km.

Vale citar: essa altura não é nem minimamente próxima do necessário para se atingir a atmosfera da Terra – isso começa em aproximados 99,8 km, ou 62 milhas de altura -, mas é o mínimo que a SpaceX considera aceitável para posicionar a SN8 como viável para mais do que simples impulsos verticais.

Fonte: Nasa Space Flight