O desenvolvimento da Starship segue a todo vapor. A próxima espaçonave da SpaceX eventualmente substituirá foguetes como o Falcon 9 e Falcon Heavy em missões tripuladas e não tripuladas à órbita terrestre, Lua e até mesmo Marte. Atualmente, dois protótipos já fizeram voos de baixa altitude (150 metros), e um terceiro está sendo preparado para um voo a 18 km.
Em junho a empresa afirmou que o primeiro voo orbital de um protótipo poderia acontecer ainda neste ano, data que foi adiada para o ano que vem. Mas ela já tem um objetivo maior em mente: segundo Marcia Smith, analista do site Space Policy Online, o diretor de desenvolvimento avançado para missões civis na SpaceX, Nick Cummings, afirmou recentemente que a empresa poderá realizar “mais de uma” missão não tripulada à Lua antes de missões tripuladas para a Nasa como parte do programa Artemis.
Wright (Dynetics) and Cummings (SpX) say they also plan uncrewed demo flt to lunar surface (Blue said earlier they will in ’23). Wright says late ’23/early ’24. Cummings doesn’t give dates, but will have many Starship flts to orbit and maybe more than 1 uncrewed lunar landing.
— Marcia Smith (@SpcPlcyOnline) October 26, 2020
De acordo com Cummings, o nono (SN9) e décimo (SN10) protótipos da Starship já estão em construção, com 50 propulsores Raptor já construídos e velocidade de produção “aumentando”. Versões finais da Starship serão lançadas a bordo de um foguete Falcon Super Heavy, equipado com 28 motores raptor. A espaçonave em si tem outros seis motores.
Um dos muitos protótipos da Starship, da SpaceX. Foto: SpaceX
A SpaceX é uma das três empresas que receberam contratos da Nasa para construir um sistema de pouso tripulado na Lua, que será usado como parte do programa Artemis. As outras duas são a Dynetics e a Blue Origin, de Jeff Bezos, presidente e CEO da Amazon, que estabeleceu um consórcio chamado National Team (Equipe Nacional) com a Northrop Grumman, Lockheed Martin e Draper Laboratory.
Entretanto, no momento apenas a SpaceX está realizando testes com equipamento funcional, enquanto a Dynetics e a Blue Origin entregaram apenas “mock-ups”, maquetes não funcionais, para a Nasa. A Nasa espera selecionar, a partir de abril de 2021, duas das três empresas para realizar vôos de demonstração, com uma delas voando em 2024 e a outra em 2025.
Fonte: Teslarati