A primeira missão tripulada da SpaceX, batizada de Demo-2, só vai acontecer em 27 de maio. Mas a empresa já está pensando além e se preparando para a primeira missão operacional comercial, chamada Crew-1. Nesta missão, que ainda não tem data, um foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon levarão quatro astronautas para uma estadia de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Os norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, além do japonês Soichi Noguchi, já estão em treinamento no quartel-general da SpaceX no sul da Califórnia. Fotos publicadas na conta da empresa no Twitter mostram a cápsula da Crew-1 em construção, e os astronautas vestidos com seus trajes e treinando em simuladores.
Once Demo-2 is complete, and the SpaceX and NASA teams have reviewed all the data for certification, SpaceX will launch Crew Dragon’s first six-month operational mission (Crew-1) later this year. The Crew-1 spacecraft is in production and astronaut training is well underway pic.twitter.com/SVMQMkK6AB
— SpaceX (@SpaceX) May 1, 2020
A SpaceX tem um contrato de US$ 2,4 bilhões com a Nasa para operar seis missões operacionais tripuladas (não considerando a Demo-2). Além disso, a empresa vai continuar os voos de transporte de carga, suprimentos e equipamento, agora usando uma nova cápsula chamada Cargo Dragon, derivada da Crew Dragon. Ela é sucessora do modelo de primeira geração, Dragon 1, que foi aposentado em março deste ano.
Fonte: Space.com