A SpaceX – empresa de tecnologia espacial do bilionário Elon Musk – recebeu a permissão de autoridades de Los Angeles, nos Estados Unidos, para instalar uma nova base da companhia na zona portuária da cidade.
De acordo com artigo da Reuters, o estabelecimento será dedicado à pesquisa e produção de componentes das espaçonaves do projeto Starship, que visa construir soluções para realizar viagens comerciais à Lua e Marte.
A chegada ao porto de Los Angeles também pode ter motivações estratégicas, uma vez que marca uma aproximação do projeto Starship do quartel general da própria SpaceX, no subúrbio de L.A, onde a companhia já produz seus foguetes Falcon 9.
Aprovado por decisão unânime, o aval concede à SpaceX um terreno de 5 hectares na Terminal Island em troca de um aluguel anual correspondente a US$ 1,7 milhão. A companhia tem a opção de cancelar o contrato depois de 180 dias.
Vale lembrar que há dois anos, Elon Musk e sua equipe obtiveram uma permissão semelhante, mas optaram por transferir a fase inicial do Starship para a base de Boca Chica, no Texas.
Mesmo assim, o clima em Los Angeles é de otimismo.“É impressionante como estamos aqui, em 2020, nos preparando para enviar pessoas para Marte, e tudo isso vai acontecer no nosso quintal”, disse à Reuters, Joe Basciano, vereador de Los Angeles.
Fonte: Reuters