O Irã falhou em mais uma tentativa de avançar em seu programa espacial. No último domingo (9), o satélite de comunicações Zafar 1 partiu em direção ao espaço a bordo de um foguete transportador Simorgh, mas não foi capaz de ficar em órbita.
“Os motores do estágio 1 e do estágio 2 da transportadora funcionaram corretamente e o satélite foi desconectado com sucesso da transportadora, mas no final de seu caminho não atingiu a velocidade necessária para ser colocado em órbita”, disse Ahmad Hosseini, ministro da Defesa e porta-voz do programa espacial iraniano.
Em janeiro do ano passado, o Irã já havia sofrido uma falha num foguete Simorgh. Um mês depois, o problema se deu com um foguete Safir. Em agosto de 2019, foi a vez de um foguete iraniano explodir no painel do centro espacial Imam Khomeini.
Ainda assim, Mohammad Javad Azari Jahromi, ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, se mostrou otimista em sua conta oficial no Twitter.
Today “Zafar” satellite launch failed. Like many scientific projects, Failure happened. FALCON 9, Juno II, ATLAS, PROTON M, ANTARES are just few samples of US launch failures.
But We’re UNSTOPPABLE! We have more Upcoming Great Iranian Satellites! 🛰— MJ Azari Jahromi (@azarijahromi) February 9, 2020
“Hoje o lançamento do satélite ‘Zafar’ falhou. Como muitos projetos científicos, o fracasso aconteceu. FALCON 9, Juno II, ATLAS, PROTON M, ANTARES são apenas algumas amostras de falhas nos lançamentos dos EUA. Mas somos IMPARÁVEIS! Temos grandes satélites iranianos a caminho!”, publicou Jahromi.
Apesar de falhos, os lançamentos espaciais do Irã têm sido motivo de preocupação para os Estados Unidos, principalmente após o episódio do ataque por drone que matou o general iraniano Qasem Soleimani e gerou represálias por parte do país asiático.
Via: Live Science