Nasa testa submarino ‘caçador de aliens’ na Antártica

A ideia é que o rover BRUIE busque vida alienígena em oceanos de luas distantes
Redação21/11/2019 19h28, atualizada em 21/11/2019 19h58

20191121045545

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os oceanos gelados de luas distantes são altamente promissores na busca por vida extraterrestre. Mas antes que a Nasa envie um veículo espacial em desenvolvimento para mergulhar nas águas frias de Europa (a lua de Júpiter) ou de Titã (a lua de Saturno), a agência quer se certificar de que está pronta para a tarefa, por isso está enviando um robô submarino para a Antártica.

A Nasa divulgou um comunicado na última segunda-feira (21), informando que o rover flutuante para exploração de gelo, o BRUIE, está indo para a estação de pesquisa de Casey, na Antártica.

Lá, os pesquisadores vão perfurar buracos no gelo, por onde o BRUIE vai “mergulhar”. Serão realizados vários testes do veículo espacial e de seus instrumentos, fazendo alterações conforme necessário, até que ele seja capaz de suportar as condições de gelo por longos períodos de tempo.

O BRUIE foi projetado por engenheiros especificamente para investigar a região onde a água líquida encontra o gelo, que eles suspeitam que possa abrigar vida.

“A maioria dos submersíveis tem dificuldade em investigar esse tipo de área, pois as correntes oceânicas podem causar um colapso ou fazer com que o robô perca muita energia se mantendo na posição”, disse o engenheiro Andy Klash, em comunicado. “O BRIUE, no entanto, usa flutuabilidade para permanecer ancorado ao gelo e é impermeável à maioria das correntes”, completou Klash.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital