A Nasa divulgou suas quatro próximas missões como parte do programa Discovery, que desde 1992 seleciona e planeja futuras viagens ao espaço. Na lista, que foi reduzida, Vênus será alvo de duas delas.
A primeira é a DAVINCI+, que pretende investigar quais são as substâncias na atmosfera do planeta e tirar uma série de fotos. A sonda, que vai ser lançada com uma espécie de paraquedas, vai reunir informações sobre a formação e evolução de Vênus, incluindo a possibilidade de existência de água líquida no passado.
Já a VERITAS vai se concentrar na superfície terrestre do planeta. Utilizando um sensor pesado, a missão tem como objetivo mapear a topografia de Vênus para entender o porquê a Terra e o vizinho possuem desenvolvimentos geológicos tão diferentes.
A IVO vai se encaminhar para Io, uma das 79 luas de Júpiter. A intenção é explorar o corpo com maior atividade vulcânica em todo o sistema solar. Uma sonda vai realizar uma série de sobrevoos próximos para saber o que acontece na superfície do satélite. Além disso, a procura de um possível oceano de magma em seu interior está entre os objetivos.
Por fim, a missão TRIDENT vai explorar a lua de Netuno, Tritão, astro considerado potencialmente habitável para humanos. A sonda Voyager 2 revelou que a lua pode ter sua própria atmosfera. Agora, um sobrevoo vai mapear a superfície de Tritão e procurar um oceano subterrâneo.
“As missões selecionadas têm o potencial de transformar nossa compreensão de alguns dos mundos mais ativos e complexos do sistema solar”, afirmou o administrador do Diretório de Missões Científicas da Nasa, Thomas Zurbuchen. Segundo ele, “explorar qualquer um desses corpos celestes ajudará a desvendar os segredos de como eles foram formados”.
Dentre as quatro missões anunciadas para o Discovery, apenas duas vão ser escolhidas para realmente acontecerem. A decisão deve ser anunciada em 2021.
Via: Smithsonian Magazine