Nasa define módulo de aterrissagem de seu robô que vai caçar água na Lua

Empresa de robótica espacial Astrobotic foi a escolhida para a missão
Redação12/06/2020 13h58, atualizada em 12/06/2020 15h00

20200612110033

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nasa anunciou na quinta-feira (11), que a empresa de robótica espacial Astrobotic será a responsável pelo módulo lunar de aterrissagem do robô Viper, que vai buscar água na Lua, na missão de 2023. A agência ainda está definindo qual foguete vai lançar o robô ao espaço.

O robô vai procurar por gelo no polo sul do satélite natural e tentará descobrir a quantidade de água presente nas crateras da região. A agência espacial americana quer mapear onde há água na Lua, com esperança de poder extraí-la em futuras missões.

A Astrobotic foi escolhida dentre um grupo de fornecedores comerciais que fazem parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da Nasa. O CLPS foi projetado para ajudar a agência a enviar cargas para a Lua em apoio ao programa Artemis e vale US$ 199,5 milhões.

ReproduçãoArte mostra o Viper saindo de seu módulo de aterrissagem. Foto: Astrobotic

Os pesquisadores planejam percorrer cerca de 20 quilômetros com o Viper e vão usar uma broca para encontrar e mapear os recursos hídricos da Lua. A grande vantagem do robô é que ele pode ser controlado por operadores da Terra. Além disso, por explorar locais escuros, será o primeiro veículo espacial a ter faróis.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital