A empresa de vestuários OROS lançou nesta quinta-feira (1º) seu primeiro produto com a identidade visual da Nasa. Em edição limitada, a jaqueta 39A é inspirada em trajes espaciais e carrega o clássico logotipo vermelho da agência norte-americana, que recentemente estampou o foguete Falcon 9 em uma missão da SpaceX.

Segundo Michael Markesbery, cofundador e presidente-executivo da OROS, a companhia colocou 400 agasalhos à venda, porém mais de 20 mil pessoas chegaram a se inscrever em um lista prévia de interesse. Todas as peças foram comercializadas por US$ 350, ou R$ 1.9 mil em conversão direta, no site da empresa.

publicidade

Reprodução

Logo da Nasa vermelho, também conhecido como “worm”, deixou de ser usado oficialmente em 1992. Em abril de 2020, no entanto, a agência anunciou que usaria a marca novamente. Imagem: Divulgação/OROS

publicidade

A jaqueta é revestida por um gel de sílica usado pela Nasa para controlar a temperatura de rovers da agência em Marte. A OROS desenvolveu uma tecnologia de isolamento térmico para agasalhos com base nessa substância extremamente leve, que também está presente em outros produtos da companhia. A 39A Flight, no entanto, é a única peça com o logotipo da agência espacial norte-americana.

O nome do produto faz referência à plataforma de lançamento do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, de que partiram as primeiras missões do programa Apollo. A peça apresenta uma placa na parte posterior com uma citação de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na superfície da Lua.

publicidade

“Acho que vamos à lua porque é da natureza do ser humano enfrentar desafios. É pela natureza de sua alma interior… precisamos fazer coisas assim”, diz o texto na parte posterior da jaqueta.

Reprodução

publicidade

Detalhe na parte posterior na jaqueta traz uma citação de Neil Armstrong. Imagem: Divulgação/OROS

Além disso, todas as 400 unidades do produto recebem um selo de verificação assinado pela astronauta da Nasa Kathy Sullivan. Trata-se da primeira mulher norte-americana a ‘andar’ no espaço e a primeira a atingir o ponto mais profundo da Terra.

Uma parte da venda dos agasalhos será dedicada à Astronaut Scholarship Foundation, uma organização fundada por astronautas para apoiar estudantes de graduação que se destacam nas áreas de ciências e tecnologia. Embora as jaquetas tenham se esgotado rapidamente, futuros projetos entre a OROS e a Nasa são quase uma certeza, afirmou Markesbery, ao Collect Space.

“A colaboração com a Nasa é algo que não vai desaparecer em 1º de outubro ou após nós venderemos [as jaquetas]. É uma parceria que esperamos que perdure perpetuamente”, afirmou o executivo.

Via: Space