China inaugura gigantesco radiotelescópio que vai caçar aliens

Equipamento teve sua construção concluída em 2016 e estava passando por testes
Redação14/01/2020 15h04, atualizada em 14/01/2020 15h35

20200114125113

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último sábado (11), a China finalmente estreou o seu impressionante radiotelescópio para caçar alienígenas. O equipamento foi construído em 2016 e, desde então, passou por diversos testes. A estrutura, chamada de Rádiotelescópio Esférico de 500 metros de Abertura (FAST), bateu o recorde mundial de maior radiotelescópio de base única do mundo.

Agora, o telescópio está totalmente operacional e aberto para pesquisadores de todo o mundo. Os astrônomos vão poder explorar lugares nunca vistos no universo e, potencialmente, descobrir sinais de vida extraterreste.

O FAST deveria ter recebido sinal verde em outubro, depois de passar por uma rodada de testes em setembro. Porém, mesmo ainda não estando totalmente operacional, já estava sendo usado para pesquisas importantes. Durante os vários testes, os cientistas encontraram 102 novos pulsares, estrelas de nêutron que transformam energia rotacional em eletromagnética. Esse número é maior que o descoberto por Estados Unidos e Europa juntos no mesmo período.

O FAST é cerca de 2,5 vezes mais sensível que qualquer outro radiotelescópio do planeta. Espera-se que ele tenha quatro vezes o alcance do segundo maior telescópio do tipo. Isso significa que os astrônomos que utilizarem o equipamento vão poder descobrir novos pulsares e outros corpos celestes em regiões antes inacessíveis do universo.

Via: Futurism

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital