Neste domingo (3), um asteroide recém-descoberto, e que tem o tamanho de um ônibus, passou “próximo” à Terra. Felizmente, ele não representou nenhum risco para a humanidade.

Conhecido como asteroide 2020 JA, ele transitou pelo planeta a uma distância de cerca de 238 mil km. Isso é cerca de 0,62 vezes a distância entre a Terra e a Lua. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, ele possui cerca de 12 metros.

Na imagem abaixo, é possível ter uma ideia da proximidade com o planeta. A linha azul representa a Terra, enquanto a branca é o asteroide. 

Reprodução

Como prova do evento, o astrofísico Gianluca Masi, do Virtual Telescope Project em Ceccano, Itália, capturou uma imagem do asteroide com um telescópio. Na imagem, é possível ver o 2020 JA como um pequeno ponto de luz em um campo estelar. 

Reprodução

Foto: Gianluca Masi

Asteroides próximos à Terra

De acordo com funcionários da Nasa, pequenos asteroides como o 2020 JA passam pela Terra várias vezes por mês e não representam risco ao planeta. Em 28 de abril, por exemplo, um pequeno asteroide, chamado 2020 HS7 passou por aqui a uma distância de 36 mil quilômetros e, como era de se esperar, não ofereceu risco de impacto.

Cientistas do Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa rastreiam regularmente objetos próximos à Terra em busca de possíveis ameaças. Até o momento, os astrônomos encontraram 22.776 objetos próximos.

Via: Space