Agência Espacial Europeia vai torrar um de seus satélites

Qarman foi projetado para queimar durante reentrada na atmosfera, recolhendo dados valiosos durante todo o processo
Rafael Rigues17/02/2020 14h04

20200217110621

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quarta-feira (19) a Agência Espacial Europeia (ESA) irá lançar o Qarman (QubeSat for Aerothermodynamic Research and Measurements on Ablation, QubeSat para Pesquisa Aerodinâmica e Medição de Ablação), um satélite projetado para uma missão de seis meses com um final espetacular: ele irá queimar como uma bola de fogo ao reentrar na atmosfera.

O satélite, com 30 cm de comprimento, será “solto” a partir da Estação Espacial Internacional (ISS). Seu formato foi projetado para aumentar o arrasto aerodinâmico, acelerando sua queda rumo à atmosfera.

“O objetivo é medir com que precisão podemos prever o decaimento orbital do Qarman, o que é relevante para o estudo do lixo espacial”, explica o professor Olivier Chazot, chefe do Departamento Aeronáutico / Aeroespacial do Instituto Von Karman, na Bélgica.

O nariz do satélite é revestido por um tipo especial de cortiça, projetada para funcionar como um escudo térmico: o material absorve o calor e se desfaz durante a reentrada, protegendo a espaçonave e seus componentes internos. Os cientistas estudarão esse processo, comparando-o com estimativas e dados obtidos em laboratório para determinar a eficácia do material.

Fonte: ESA

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital