‘Lua de Neve’, a primeira superlua de 2020, poderá ser vista neste sábado

A Lua cheia recebeu este nome por conta dos períodos de nevasca ocorridos em algumas partes do mundo nesta época do ano
Luiz Nogueira07/02/2020 11h53, atualizada em 07/02/2020 13h04

20200207085920

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2020, os observadores do céu terão muita beleza para ver. Isso porque estão previstos vários fenômenos naturais, como lua cheia, superluas e uma lua azul. Entretanto, o mais próximo deles é chamado de Lua de Neve.

O fenômeno recebe esse nome porque, de acordo com o site ‘timmeanddate.com‘, tribos nativas americanas e pessoas de toda a Europa costumavam nomear as luas com base nos atributos que associavam às estações do ano no Hemisfério Norte.

Assim, a lua cheia em fevereiro é chamada de Lua de Neve por causa das fortes nevascas que normalmente ocorrem ao longo do mês em algumas partes do mundo. Algumas tribos a chamavam de Lua de Fome, porque o clima de inverno criava condições difíceis de caça e escassez de alimentos.

O melhor período para observar a Lua de Neve será a noite do próximo sábado (8), quando ela atingirá seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. Embora não seja a maior lua do ano, como a “Superlua de Neve”, que ocorreu em fevereiro de 2019, a Lua deste fim de semana será a quarta mais cheia e mais brilhante, de acordo com o EarthSky.

Via: Oprah Mag

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital