Depois de vários adiamentos, a missão Crew-1 ganhou uma nova data para partir em direção à Estação Espacial Internacional (ISS): 14 de novembro. O novo cronograma de lançamento foi anunciado nesta segunda-feira (26) no perfil oficial da Nasa no Twitter.
Conforme os novos planos, a Crew Dragon será lançada à órbita terrestre baixa por um foguete Falcon 9 na base de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida, às 20h49 (horário de Brasília).
.@NASA and @SpaceX are now targeting Nov. 14 at 7:49 p.m. EST for the launch of the first crew rotation mission to the @Space_Station.
Join us on Wednesday, Oct. 28 at 4 p.m. EDT for a media teleconference to discuss the upcoming launch: https://t.co/NxXawG10KJ pic.twitter.com/Bv6ZETJPTd
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) October 26, 2020
A Crew-1 é muito aguardada por carregar uma importância histórica: este será o primeiro voo operacional tripulado da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, a serviço da agência espacial americana.
Na programação anterior, a missão estava agendada para o dia 31 de outubro. Segundo a Nasa, o adiamento proporcionou tempo adicional para que a SpaceX concluísse análises e testes com o foguete Falcon 9, que havia apresentado comportamento “fora do normal” durante uma recente tentativa de lançamento.
Antes, a agência havia adiado a missão de agosto para o fim de setembro, e depois para 23 de outubro, alegando problemas técnicos e logísticos.
Missão Crew-1 levará três astronautas americanos e um japonês à ISS. Imagem: Nasa
A bordo da espaçonave, estarão os astronautas Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins, da Nasa, e Soichi Noguchi, da agência espacial japonesa. Eles passarão seis meses conduzindo estudos científicos no laboratório orbital da ISS.
No início do ano, dois astronautas concluíram uma missão de teste com a Crew Dragon rumo à ISS, a Demo-2, atestando a viabilidade da parceria comercial entre a Nasa e a empresa de Elon Musk. Desde então, vêm sendo feitos os últimos preparativos para o lançamento seguro da Crew-1.
Uma segunda missão tripulada com a cápsula, a Crew-2, também já está nos planos, e deve partir com outros quatro astronautas em 2021.
Via: Space