Depois de vários adiamentos, a missão Crew-1 ganhou uma nova data para partir em direção à Estação Espacial Internacional (ISS): 14 de novembro. O novo cronograma de lançamento foi anunciado nesta segunda-feira (26) no perfil oficial da Nasa no Twitter.

Conforme os novos planos, a Crew Dragon será lançada à órbita terrestre baixa por um foguete Falcon 9 na base de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida, às 20h49 (horário de Brasília).   

publicidade

A Crew-1 é muito aguardada por carregar uma importância histórica: este será o primeiro voo operacional tripulado da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, a serviço da agência espacial americana. 

Na programação anterior, a missão estava agendada para o dia 31 de outubro. Segundo a Nasa, o adiamento proporcionou tempo adicional para que a SpaceX concluísse análises e testes com o foguete Falcon 9, que havia apresentado comportamento “fora do normal” durante uma recente tentativa de lançamento.

publicidade

Antes, a agência havia adiado a missão de agosto para o fim de setembro, e depois para 23 de outubro, alegando problemas técnicos e logísticos.     

Reprodução

publicidade

Missão Crew-1 levará três astronautas americanos e um japonês à ISS. Imagem: Nasa

A bordo da espaçonave, estarão os astronautas Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins, da Nasa, e Soichi Noguchi, da agência espacial japonesa. Eles passarão seis meses conduzindo estudos científicos no laboratório orbital da ISS.

publicidade

No início do ano, dois astronautas concluíram uma missão de teste com a Crew Dragon rumo à ISS, a Demo-2, atestando a viabilidade da parceria comercial entre a Nasa e a empresa de Elon Musk. Desde então, vêm sendo feitos os últimos preparativos para o lançamento seguro da Crew-1.

Uma segunda missão tripulada com a cápsula, a Crew-2, também já está nos planos, e deve partir com outros quatro astronautas em 2021.     

Via: Space