Em outubro de 2019, a Nasa apresentou seu veículo Viper, parte do programa Artemis, que pousaria na Lua em 2022 para investigar gelo presente no satélite. Agora, o chefe do Diretório de Missões Científicas da agência, Thomas Zurbuchen, anunciou no Twitter que a missão foi adiada para 2023.
“A mudança da entrega do Viper para 2023 vai permitir atualizações para que o veículo espacial possa conduzir uma pesquisa mais longa e emocionante na Lua”, escreveu.
VIPER is a lunar rover that will look for water ice, sample it and inform the first global water resource maps of the Moon. We’re asking our 14 Commercial Lunar Payload Services companies (CLPS) to bid on flying VIPER to the Moon by 2023: https://t.co/DgMGxLVYZL pic.twitter.com/p96OIsxlOu
— Thomas Zurbuchen (@Dr_ThomasZ) February 25, 2020
O objetivo do veículo espacial é mapear, durante 100 dias, onde o satélite natural possui água congelada. O Viper foi projetado para ensinar aos cientistas como transformar dados orbitais sobre a Lua em uma compreensão exata de onde o gelo está escondido. Zurbuchen não deu detalhes sobre as atualizações, porém, devem ter ligação com o fato de o Viper precisar percorrer uma longa distância durante as noites frias da Lua.
A missão é baseada nos projetos de uma proposta anterior, cancelada em 2018 pela Nasa. O veículo vai, inclusive, adaptar dois instrumentos desenvolvidos para a primeira tentativa.
Via: Space