A empresa de voos espaciais Virgin Galactic vai revelar ao público o interior da cabine da espaçonave SpaceShipTwo VSS Unity em uma transmissão virtual ao vivo, no dia 28 de julho, às 14 horas (horário de Brasília). O veículo foi projetado para realizar viagens do programa de turismo espacial em desenvolvimento pela companhia.

De acordo com a Virgin Galactic, a cabine é um dos pontos chaves do design da VSS Unity. Em vídeo promocional, a empresa apontou que o principal objetivo corresponde a fornecer a “visão perfeita da Terra” a partir do espaço. Para isso, a cabine terá que garantir o conforto de clientes enquanto lida com turbulências extremas, como lembra o Engadget.

publicidade

Em testes, a VSS Unity inicia a viagem com a ajuda de outra aeronave. Imagem: Reprodução

A transmissão ao vivo ainda vai abordar uma nova plataforma digital que propiciará experiências imersivas aos consumidores. O evento ocorre no canal da empresa no YouTube.

Perspectivas

Ainda não há uma data prevista para o início das operações comerciais da naves SpaceShipTwo. O modelo VSS Unity realizou apenas dois voos de testes. Em ambos a espaçonave atingiu apenas 15 quilômetros de altitude. Durante as viagens espaciais, espera-se que a nave chegue até 100 quilômetros, considerado o limite entre o ambiente terrestre e o espaço.

Os testes, no entanto, serviram para coletar dados sobre o desempenho e controle da aeronave em alta velocidade. Vale lembrar que o VSS Unity é o segundo modelo da SpaceShipTwo. Em 2014, a VSS Enterprise falhou e caiu no deserto de Mojave, na região sudoeste dos Estados Unidos. O astronauta Michael Asbury morreu no acidente.

Reprodução

Traje espacial para turistas desenvolvido pela Under Armor para a Virgin Galactic. Imagem: Divulgação

A Virgin Galactic diz que ao menos 600 passageiros já reservaram o serviço de viagem espacial. Os voos devem custar ao menos US$ 250 mil (cerca de R$ 1,3 milhão em conversão direta) por cliente. No ano passado, a empresa divulgou os modelos de trajes que serão usados por turistas.

Além disso, a companhia anunciou recentemente um acordo para desenvolver missões espaciais que levarão turistas para a Estação Espacial Internacional (ISS). O VSS Unity não tem capacidade de transportar astronautas até a estação, que está a 408 km de altitude. Por isso, a Virgin Galactic deve exercer um serviço de agenciamento em parceria com a SpaceX e outras empresas de tecnologia espacial.

Fonte: Engadget