Empresa russa planeja primeira caminhada espacial de turistas em 2023

Proposta surge de uma parceria da empresa russa Energia com a americana Space Adventures, que já enviou oito turistas ao espaço entre 2001 e 2009
Cesar Schaeffer25/06/2020 19h27

20191018090945

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Turistas caminhando no espaço pela primeira vez na história. Esta é a promessa da empresa russa Energia. Em um acordo assinado com a Space Adventures, uma companhia norte-americana, a proposta é enviar duas pessoas (turistas) a bordo da espaçonave Soyuz para um passeio na Estação Espacial Internacional (ISS), em 2023.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (25), os russos dizem que, durante a “breve missão” espacial, um dos viajantes terá a oportunidade de realizar uma caminhada espacial ao lado de um cosmonauta profissional russo.

Reprodução

O turismo espacial vem ganhando cada vez mais força. Na última terça-feira (23), a Nasa também anunciou um acordo com a Virgin Galactic para levar turistas à ISS. Os últimos acontecimentos mostram que a agência espacial pretende investir agressivamente no uso de voos comerciais, de pequenos saltos até viagens mais longas.

A Space Adventures já está até fazendo propaganda da viagem, que no site da empresa é descrita como uma “experiência rara e empolgante”. Afinal, não é para menos. Quem não gostaria de participar de uma caminhada espacial. Entre 2001 e 2009, a empresa norte-americana, juntamente com a Energia e a agência espacial russa, mandou oito turistas à Estação Espacial Internacional. Mas, por enquanto, nenhum “turista” teve a oportunidade de fazer uma caminhada por lá…

Via: Energia

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital