A empresa de vestuários OROS lançou nesta quinta-feira (1º) seu primeiro produto com a identidade visual da Nasa. Em edição limitada, a jaqueta 39A é inspirada em trajes espaciais e carrega o clássico logotipo vermelho da agência norte-americana, que recentemente estampou o foguete Falcon 9 em uma missão da SpaceX.

Segundo Michael Markesbery, cofundador e presidente-executivo da OROS, a companhia colocou 400 agasalhos à venda, porém mais de 20 mil pessoas chegaram a se inscrever em um lista prévia de interesse. Todas as peças foram comercializadas por US$ 350, ou R$ 1.9 mil em conversão direta, no site da empresa.

Reprodução

Logo da Nasa vermelho, também conhecido como “worm”, deixou de ser usado oficialmente em 1992. Em abril de 2020, no entanto, a agência anunciou que usaria a marca novamente. Imagem: Divulgação/OROS

A jaqueta é revestida por um gel de sílica usado pela Nasa para controlar a temperatura de rovers da agência em Marte. A OROS desenvolveu uma tecnologia de isolamento térmico para agasalhos com base nessa substância extremamente leve, que também está presente em outros produtos da companhia. A 39A Flight, no entanto, é a única peça com o logotipo da agência espacial norte-americana.

O nome do produto faz referência à plataforma de lançamento do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, de que partiram as primeiras missões do programa Apollo. A peça apresenta uma placa na parte posterior com uma citação de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na superfície da Lua.

“Acho que vamos à lua porque é da natureza do ser humano enfrentar desafios. É pela natureza de sua alma interior… precisamos fazer coisas assim”, diz o texto na parte posterior da jaqueta.

Reprodução

Detalhe na parte posterior na jaqueta traz uma citação de Neil Armstrong. Imagem: Divulgação/OROS

Além disso, todas as 400 unidades do produto recebem um selo de verificação assinado pela astronauta da Nasa Kathy Sullivan. Trata-se da primeira mulher norte-americana a ‘andar’ no espaço e a primeira a atingir o ponto mais profundo da Terra.

Uma parte da venda dos agasalhos será dedicada à Astronaut Scholarship Foundation, uma organização fundada por astronautas para apoiar estudantes de graduação que se destacam nas áreas de ciências e tecnologia. Embora as jaquetas tenham se esgotado rapidamente, futuros projetos entre a OROS e a Nasa são quase uma certeza, afirmou Markesbery, ao Collect Space.

“A colaboração com a Nasa é algo que não vai desaparecer em 1º de outubro ou após nós venderemos [as jaquetas]. É uma parceria que esperamos que perdure perpetuamente”, afirmou o executivo.

Via: Space