Desafio do Google para enviar um foguete à Lua termina sem vencedores

Redação24/01/2018 13h16, atualizada em 24/01/2018 14h24

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O Google vem há dez anos promovendo o Lunar Xprize, uma competição da qual a empresa participante que conseguisse levar um foguete até a Lua seria vencedora. No entanto, o prazo final para a chegada à Lua, após ser adiado quatro vezes, foi estabelecido para março de 2018. E agora que ficou claro que nenhum dos participantes estará pronto a tempo, o Google vai encerrar o programa sem vencedores.

Segundo a CNBC, a empresa vai manter us US$ 30 milhões (R$ 63,7 milhões) que ficariam de prêmio para a empresa vencedora. Mesmo assim, as equipes participantes já ganharam US$ 6 milhões (R$ 19,1 milhões) em prêmios por cumprir determinadas metas. Esse valor foi concedido a empresas que demonstraram equipamentos e programas capazes de pousar, se mover e capturar imagens na Lua, desenvolvidos a um custo muito menor do que o de missões anteriores.

Tempo curto

“Após consultar nossos cinco finalistas (…), nós concluímos que nenhuma equipe fará uma tentativa de chegar à Lua até 31 de março”, disse a empresa ao The Verge em uma declaração. “Embora esperássemos um vencedor até esse momento, devido às dificuldades de arrecadação de fundos e aos desafios técnicos e regulatórios, o grande prêmio de US$ 30 milhões não será concedido”, concluiu a declaração.

Mesmo assim, e mesmo tendo em vista que o prazo inicial de lançamento até março de 2014 foi adiado quatro vezes, o Google considerou o projeto um sucesso. Os finalistas conseguiram arrecadar mais de US$ 300 milhões (R$ 956 milhões) para seus projetos, e geraram centenas de empregos em países como Índia, Malásia, Hungria e Israel. Um deles, chamado de Moon Express, se tornou a primeira missão lunar privada a receber aprovação do governo dos EUA para lançar sua nave.

Ela ainda pretende continuar com seus planos de exploração espacial e, eventualmente, mineração lunar. Fora ela, a equipe israelense SpaceIL também pretende lançar um foguete para a Lua ainda em 2018, mas mais para o fim do ano – “ninguém vai conseguir lançar em março”, disse a empresa à CNBC.

Novo paradigma

Na visão do Google, o Lunar Xprize também foi importante para “gerar conversa e mudar as expectativas sobre quem pode pousar na lua”. “Muitos agora acreditam que não é apenas o papel de algumas agências governamentais, mas algo que pode ser também atingido por grupos pequenos de engenheiros e inovadores do mundo todo”, disse um porta-voz da empresa.

Segundo a fundação que promoveu o desafio, é possível que outros desafios semelhantes sejam feitos no futuro. “Se todas as competições de prêmios X que lançamos tiverem um vencedor, é porque não estamos sendo suficientemente audaciosos, e nós continuaremos a lançar competições (…) que ampliem as fronteiras do que é possível”, declarou a fundação.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital