Calendário astronômico de março: veja quando ficar de olho no céu

Saiba quando e em que direção olhar para observar os principais eventos astronômicos do mês, tanto naturais quanto os criados pelo homem
Rafael Rigues09/03/2020 19h18, atualizada em 09/03/2020 19h34

20200219011726

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem se interessa pelo espaço terá muitos motivos para olhar para o céu durante este mês. Veja a seguir uma lista com os principais eventos astronômicos de março, sejam naturais ou criados pelo homem.

9 de março: superlua, melhor visível a partir das 19h, quando estará surgindo no horizonte. Olhe para o leste. Nos EUA ela é conhecida como “Worm Moon”, pois é nesta época do ano, com a chegada da primavera, que o solo começa a descongelar e as minhocas reaparecem.

Reprodução

Superlua sobre o Castelo de Evoramonte, em Portugal, em março de 2019

20 de março: equinócio de outono às 0h49. Início do outono no hemisfério sul.

20 de março: conjunção entre a Lua minguante e Júpiter, que estarão próximos no céu a partir da 1h30 da manhã (horário de Brasília). Olhe entre leste e sudeste. O fenômeno poderá ser observado a olho nu ou com binóculos.

23 de março: um foguete Vega, da Arianespace, irá decolar da base de lançamento de Kourou, na Guiana Francesa, às 22h51 (horário de Brasília), com 42 satélites, cubesats e nanosats a bordo. O evento será transmitido ao vivo via internet.

Lançamento de um foguete Vega, da Arianespace, em 21 de março de 2019

28 de março: conjunção entre a Lua crescente e Vênus, que estarão próximos no céu a partir das 18h29 (horário de Brasília) na direção norte. O fenômeno poderá ser observado a olho nu ou com binóculos.

31 de março: conjunção entre Saturno e Marte, que estarão próximos no céu a partir da 1h19 da manhã (horário de Brasília) na direção sudoeste. O fenômeno poderá ser observado a olho nu ou com binóculos.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital