Asteroide recém-descoberto é o segundo objeto natural mais próximo do Sol

O '2020 AV2' possui diversas características únicas
Redação14/01/2020 13h41, atualizada em 14/01/2020 14h32

20200114112540

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um asteroide recém-descoberto que circula o Sol dentro da órbita de Vênus está quebrando diferentes tipos de recordes. Além de ser o primeiro asteroide descoberto com essa órbita, a rocha espacial, chamada 2020 AV2, possui o menor afélio (distância para o Sol) de qualquer objeto natural conhecido no Sistema Solar, exceto Mercúrio.

Além disso, o 2020 AV2 tem o menor período orbital de qualquer asteroide conhecido, viajando ao redor do Sol em apenas 151 dias, de acordo com o The Virtual Telescope Project, um observatório online com sede na Itália. De fato, a órbita particular do 2020 AV2 faz com que ele tenha um título especial: é “intervencionista”, o que significa que não se desvia da órbita de Vênus, afirma Gianluca Masi, fundador e diretor do Projeto Virtual Telescope.

Já se sabe da existência de cerca de 792 mil asteroides que orbitam o Sol, segundo o Minor Planet Center da União Astronômica Internacional, mas apenas 21 (incluindo o 2020 AV2) orbitam mais perto do Sol do que da Terra. Essas rochas espaciais são conhecidas como asteroides Atira. Deles, apenas o 2020 AV2 é considerado “intervencionista”, explica Masi.

Os astrônomos descobriram o 2020 AV2 na semana passada, depois que o telescópio Samuel Oschin Schmidt, do Zwicky Transient Facility, na Califórnia, avistou o asteroide no céu noturno do dia 4 de janeiro, de acordo com o blog Bad Astronomy. Sua órbita única inspirou os cientistas a chamá-lo de Vatira, uma combinação de Vênus e Atira.

No entanto, muitas características do Vatira seguem sendo um mistério para os astrônomos. O asteroide é tão pequeno que é difícil saber seu tamanho exato. Dito isto, a distância e o brilho do objeto pode ajudar a determinar seu tamanho. Além disso, os cientistas descobriram que o 2020 AV2 nunca fica a menos de 12 milhões de quilômetros de Mercúrio e a 10 milhões de quilômetros de Vênus.

A descoberta do asteroide pode ser o começo de muitas outras. Há trabalho em andamento, por exemplo, para encontrar vulcanoides ou asteroides que estão mais próximos do Sol do que Mercúrio, mas nenhum foi encontrado ainda.

Via: Space

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital