Tesla permite personalizar som da buzina

De acordo com Elon Musk, os proprietários de veículos da empresa poderão personalizar os sons do carro e alterar o barulho que o veículo faz ao trafegar pelas ruas
Luiz Nogueira07/10/2019 13h02, atualizada em 07/10/2019 13h43

20190912012336

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que os proprietários de carros elétricos da empresa poderão, em breve, conduzir seus veículos com buzinas personalizadas que possuem sons diferentes como ‘peidos’ ou berros de cabras. Em uma postagem no Twitter, Musk disse que a empresa também planeja introduzir sons de movimento personalizados.

Ao contrário dos veículos convencionais, os carros elétricos quase não produzem sons quando se deslocam. Portanto, o risco de um pedestre ou ciclista não notar sua aproximação ou julgar mal a velocidade na qual está se deslocando é bastante alto. Por isso, a partir de setembro do próximo ano, todos os veículos elétricos vendidos nos EUA devem emitir ruídos artificiais quando viajarem a mais de 30 km por hora, e a Tesla já está se preparando para essa mudança.

Entretanto, a empresa de Elon Musk pode encontrar dificuldades em introduzir os novos sons em alguns lugares como a Europa. Novas regras da União Europeia, que entram em vigor em 2021, especificam que o ruído de um carro elétrico “deve soar de maneira semelhante ao som de um veículo da mesma categoria, e equipado com um motor de combustão interna”.

Essa exigência pode frustrar a ideia de Musk de acrescentar sons de côco aos carros – uma clara referência a Monty Python e o Cálice Sagrado, filme de comédia favorito de Musk. No filme, o rei Arthur finge estar montado em um cavalo, enquanto seu servo caminha atrás dele e bates duas metades vazias de um côco para imitar o som do animal.

Após a divulgação das intenções do CEO, os fãs da Tesla foram ao Twitter para sugerir suas ideias de sons de movimento para os carros. Alguns solicitaram sons de selva e floresta tropical, outros querem sons que remetem à filmes de ficção científica.

Essa é mais uma atualização para melhorar a experiência dos usuários de carros da Tesla. Anteriormente, a empresa lançou uma atualização que permitia aos usuários, entre outras coisas, jogar games de corrida usando o volante do veículo.

Em um outro momento, a companhia permitiu acesso à Netflix de dentro dos carros e possibilitou que os proprietários pudessem convocá-los ao apertar de um botão – mesmo que isso não tenha dado muito certo em algumas ocasiões.

De acordo com Musk, esses são apenas alguns dos truques que a empresa tem para seus carros, e que eles não planejam parar por aí.

Via: Sputnik News

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital