A Tesla, montadora norte-americana de carros elétricos, está adquirindo a ATS Automation, fabricante alemã de linhas de montagem de baterias. A aquisição vem ao encontro do objetivo da empresa de Elon Musk de implantar sua própria capacidade de fabricação de células de bateria. A ATS, atualmente, fornece o componente para outras grandes companhias, como a BMW e Mercedes-Benz.
De acordo com relatórios alemães, incluindo os da The European e da Wirtschaftskurier, a Tesla já está comprando a subsidiaria do grupo ATW Assembly & Test – Europe GmbH. O negócio pode ter sido influenciado pelos problemas financeiros apresentados pela empresa da Alemanha, que inclusive teve seu nome envolvido em boatos de fechamento das portas justamente por causa destas barreiras.
A montadora de carros elétricos Tesla tem mostrado interesse e investido para implantar sua própria linha de baterias. Créditos: Sheila Fitzgerald/Shutterstock
Outro fator que pode ter ajudado na firmação do acordo é a localização da ATS. A empresa fica na cidade de Neuwied, Alemanha, sendo que a Tesla Grohmann Automation está situada em Prüm, no mesmo país da ATS. A distância entre as companhias pode ser resumida em apenas uma hora de carro.
Cabe ainda lembrar que nos últimos anos, a empresa do bilionário Elon Musk promoveu uma onda de compras de empresas, todas do setor de engenharia e construção de máquinas para manufatura. Exemplo disso foi a aquisição da Hibar Systems e Compass Automation.
Baterias da LG
A Tesla parece mesmo gostar de investir e se envolver quando o assunto são baterias. Isto porque a empresa mostrou interesse em adquirir uma participação nos negócios de bateria da LG, uma de suas fornecedoras. Segundo uma fonte anônima da agência de notícias sul-coreana The Korea Times, “especificamente, a Tesla está explorando assumir uma participação de até 10% na LG Energy Solution”.
Outra fonte, porém, diz que a ideia ainda está no início. “É muito cedo para dizer que há um plano real para adquirir uma participação”, disse. Atualmente, o principal parceiro da Tesla na produção de baterias para seus veículos é a Panasonic.
Via: Electreck