Em um mundo onde os carros elétricos são cada vez mais comuns e sofisticados, é fácil considerar os modelos com motor a combustão como “obsoletos”. Mas a nova Mercedes-Benz S-Class 2021 é a prova de que um carro não precisa de um motor elétrico para ter uma série de recursos e tecnologias para facilitar a vida do motorista e aumentar o conforto dos passageiros.

A linha S-Class é o “topo de linha” da Mercedes, o modelo que recebe os recursos mais sofisticados e luxuosos e com o qual todos os outros carros da marca serão comparados. E luxo é uma boa palavra para descrever os novos carros.

Vamos começar pelo motorista, que atrás do volante tem uma tela de 12 polegadas com um painel de instrumentos virtual totalmente configurável, cuja aparência pode ser personalizada com vários temas. Câmeras monitoram a posição da cabeça do motorista em relação à tela e ajustam a imagem de acordo com o ângulo de visão, dando aos elementos uma aparência tridimensional.

Reprodução

O painel de instrumentos atrás do volante da Mercedes-Benz S-Class 2021 é totalmente configurável. Foto: Mercedes-Benz

Olhos na estrada

Para que não seja necessário tirar os olhos da estrada a S-Class tem um HUD (Heads-Up Display) com um tamanho equivalente a uma tela de 77 polegadas, que projeta sobre a imagem real à frente do carro informações como a velocidade atual e limite da via. Ele também auxilia na navegação, indicando curvas, destacando obstáculos (como veículos à frente) nos quais você deve prestar atenção e até mesmo indicando quando uma ultrapassagem é segura.

Entre o motorista e o passageiro há uma tela OLED de 12,8 polegadas com o sistema de informações e entretenimento da Mercedes, o MBUX, que segundo a montadora agora roda em um processador 50% mais rápido que no modelo anterior.

O motorista pode ter um perfil com suas preferências de iluminação, temperatura, posição dos assentos, volante e espelhos e configuração do painel, que pode ser salvo no app Mercedes Me e carregado assim que ele entrar no carro, com autenticação via voz, reconhecimento facial, sensor de impressões digitais na tela ou PIN.

Reprodução

Painel central da Mercedes-Benz S-Class 2021, com o sistema de informação e entretenimento MBUX. Foto: Mercedes-Benz

Há reconhecimento de voz com suporte a 27 idiomas, tanto para comandos como atender chamadas como para responder a perguntas do motorista ou passageiros com um recurso chamado “Chit Chat”, similar à Siri ou Google Assistant.

Sem tédio na viagem

Um sistema de som Burmester opcional, com 30 alto-falantes, oferece o que segundo a montadora é um som “4D”, que lhe permite “sentir” a intensidade da música através dos assentos.

O modelo S580 4Matic, parte da “linha executiva”, tem extras como duas telas HD de 11,6 polegadas montadas nas costas dos assentos da frente, cada uma rodando sua própria instância da MBUX. Passageiros podem controlar funções multimídia, recursos do carro ou até mesmo procurar destinos em um mapa e enviá-los para a tela da frente. Também há um tablet de 7 polegadas escondido em um descanso de braços central, que pode ser usado como um tablet Android independente.

Reprodução

Bancos traseiros da Mercedes-Benz S-Class 2021. Telas para todos os passageiros. Foto: Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz S-Class S500 é movida por um motor I6 turbo de 3.0 litros com potência de 429 HP. Já a S580 tem um V8 Twin-Turbo de 4.0 litros com 496 HP. Ambos têm direção nas quatro rodas e velocidade limitada eletronicamente em cerca de 200 km/h.

As novas Mercedes S-Class devem chegar ao mercado no primeiro semestre de 2021. Preços não foram informados, mas considere que o atual modelo S450 4matic custa cerca de US$ 100 mil (R$ 535 mil)

Fonte: Roadshow