A montadora chinesa Human Horizons apresentou durante o evento 2020 Beijing Auto Show o HiPhi X, um SUV elétrico de luxo que segundo a empresa é o veículo elétrico “mais inteligente e avançado” no mercado.

O design é muito similar ao do Faraday Future FF91, veículo apresentado pela startup norte-americana Faraday Future em 2017 e que ainda não entrou em produção. Uma característica curiosa são as portas traseiras, que se dividem em duas partes. A metade inferior abre “para fora”, como uma porta comum, e a metade superior abre “para cima”, como as portas “asa de gaivota” do Tesla Model X.

É possível abrir a metade superior enquanto a inferior está trancada, criando uma espécie de conversível. E não é preciso se preocupar com o clima: se os sensores na carroceria do carro detectarem chuva, a parte superior das portas não se abre. Várias funções do carro, incluindo a abertura e fechamento das portas, podem ser controladas remotamente com o HiPhi App, um aplicativo em um smartphone Android ou iOS.

Reprodução

As portas traseiras divididas chamam a atenção. Foto: Human Horizons

No interior o motorista tem à disposição uma tela LCD com instrumentos, e à direita um tablet para controle dos sistemas de navegação, informação e entretenimento. O passageiro, no “assento da rainha”, também tem uma imensa tela à disposição no painel, no espaço que seria normalmente ocupado por um porta-luvas.

Os bancos traseiros são reclináveis, e entre eles há um console central onde ficam duas mesinhas retráteis e um detalhe que é o máximo em opulência: um compartimento para gelar uma garrafa de champagne e duas taças de cristal. Para abrir ou fechar o compartimento, basta tocar em um botão que é feito de ouro.

Segundo a Human Horizons, seu carro é equipado com uma inteligência artificial chamada HiPhiGo, que foi desenvolvida em colaboração com a Microsoft. O carro tem uma “rede neural altamente avançada” que usa um conjunto de 512 sensores para coletar e analisar grandes quantidades de informação, sendo capaz de “evoluir” com o tempo.

A mesma inteligência dá ao carro a capacidade de direção autônoma Nível 3 de fábrica, também conhecida como “eyes off”. Isso significa que o motorista não precisa prestar atenção na estrada e pode bater um papo no WeChat ou assistir a um filme sem risco. Vale lembrar que o celebrado Autopilot, da Tesla, é um sistema Nível 2, que ainda requer atenção constante.

O HiPhi X estará disponível em várias configurações, com tração em duas ou quatro rodas e capacidade de bateria variada. A bateria mais potente, de 96 kWh, é suficiente para uma autonomia de 600 km. Não há muitos detalhes sobre o desempenho, além do fato de que o carro é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.

O HiPhiX estará disponível em pequena escala no final deste ano, com produção em larga escala em 2021. O preço é condizente com tanta sofisticação: cerca de US$ 120 mil pela “edição dos fundadores”, das quais serão produzidas apenas 100 unidades.

Fonte: Luxury Launches