O modo “autopilot” da Tesla, que praticamente transforma os veículos elétricos da marca em carros “quase” autônomos, é uma das funções que mais chamam atenção nos modelos da empresa de Elon Musk.

Em um vídeo recém-publicado no Twitter, a Tesla resolveu mostrar como o piloto automático dos carros “enxerga” as ruas e os objetos ao seu redor.

No vídeo é possível ver como as câmeras e sensores embarcados nos veículos da Tesla usam uma rede neural para analisar e identificar imagens não processadas e fazer uma segmentação semântica do que é “visto”. O piloto automático identifica e diferencia veículos parados de outros em movimento, as placas de trânsito, semáforos, faixa de rolagem da pista e, claro, pedestres e animais.

O sistema de visão panorâmica capta vídeos de todas as câmeras para exibir o layout da estrada, a infraestrutura estática e os objetos. Segundo a própria Tesla, as redes neurais que comandam a função “autopilot” aprendem com os mais complicados e diversos cenários de tráfego urbano do mundo; tudo é compilado da frota de quase 1 milhão de Teslas distribuídos em todo o mundo, em tempo real.