A montadora inglesa Apex apresentou nesta semana seu primeiro veículo, um supercarro elétrico chamado AP-0. Além do design arrojado e alto desempenho, o veículo também conta com recursos como direção autônoma e até um “instrutor virtual” para transformar o motorista num piloto melhor.
O AP-0 é baseado em um motor de 90 kW e 680 HP, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h. A autonomia é de 514 km com uma carga da bateria. Um dos segredos para o alto desempenho é o chassi leve, feito em fibra de carbono. Com isso o peso total do veículo é de apenas 1.200 quilos.
No teto um sistema de Lidar (radar Laser) é capaz de criar um mapa 3D dos arredores e detectar obstáculos, o que segundo a fabricante possibilita autonomia nível 3, onde o motorista não precisa manter as mãos no volante o tempo todo. A Apex afirma que o veículo está pronto para autonomia nível 4 (direção completamente autônoma), embora não diga quando o recurso estará disponível.
A Apex afirma que o painel do carro usará um sistema holográfico para projetar informações em realidade aumentada, e promete até mesmo um “instrutor de corrida” virtual, que ensinará o motorista a melhorar seu tempo em circuitos fechados.
O Apex AP-0 estará disponível “no quarto trimestre de 2022”. Segundo a fabricante o veículo irá custar a partir de US$ 184.000 (cerca de R$ 920.000).
Fonte: Engadget