Lidar é um sistema que robôs e veículos autônomos usam para captar informações sobre o mundo ao seu redor. Eles podem mapear o solo e calcular distâncias de objetos, por exemplo. Recentemente a empresa Voyant Photonics, anunciou um sistema lidar minúsculo.
O Lidar é a tecnologia ideal para determinar distâncias médias de um objeto, por esse motivo é frequentemente usado em carros. No caso de grandes distâncias, o radar é o mais indicado e para curtas distâncias, o método ultrassônico é a melhor opção.
No entanto, uma desvantagem desse sistema é o tamanho, pois os lasers e sensores ocupam um lugar considerável. Atualmente, até o mais compacto Lidar do mercado possui o tamanho de uma mão – o que normalmente é usado nos veículos é ainda maior.
Um Lidar menor poderia ser instalado em vários lugares do carro, o que proporcionaria muitas informações valiosas sobre o posicionamento do veículo e sem atrapalhar outras funções ou o prejudicar o design.
Lidar surgiu com a ideia de um único laser percorrer o mesmo espaço várias vezes por segundo, e assim, calcular a distância dos objetos. Mas tal laser é grande, lento e propenso a falhas, por isso, empresas estão buscando outras tecnologias substitutas como iluminar toda a cena de uma vez (Lidar flash) ou direcionar o feixe através de superfícies eletrônicas complexas (metamateriais).
A empresa Voyant conseguiu criar um chip muito pequeno e que não possui todos esses problemas mecânicos. “Estamos falando que centímetros cúbicos de volume. Há muitos eletrônicos maiores que não podem acomodar a tecnologia do Lidar”, disse o co-fundador da Voyant, Steven Miller.
Esse chip é capaz de mover e emitir luz, por isso, além de ser um dispositivo compacto, também combina transmissor e receptor em uma única peça. “A arquitetura fotônica de silício que nós usamos nos permitiu construir um receptor muito sensível no chip, algo que seria difícil de montar na óptica tradicional. Por isso conseguimos criar a alta performance do Lidar em um pacote muito pequeno”, explicou Miller.
O Lidar da Voyant ainda está na primeira fase de financiamento e o foco da equipe é tirar a tecnologia do laboratório e colocá-la nas mãos de engenheiros e desenvolvedores. Até agora, o custo calculado do projeto é de US$4,3 milhões.
Além do principal setor, o automotivo, a equipe também está em negociação com outros parceiros em potencial.
“Estamos falando com diversos setores como drones, robótica, talvez realidade aumentada. Estamos tentando descobrir onde isso é mais interessante para as pessoas”, explicou Chris Phare, co-fundador da Voyant.
Fonte: Tech Crunch