Reino Unido acelera planos e vai banir carros a combustão em 2035

A partir desta data, todos os veículos novos deverão ser híbridos ou elétricos. Modelos a combustão ainda poderão ser vendidos como usados
Rafael Rigues05/02/2020 14h04, atualizada em 05/02/2020 14h06

20191231103555

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta terça-feira que o governo do Reino Unido irá banir a venda de novos veículos movidos exclusivamente à combustão a partir de 2035, cinco anos antes do originalmente programado.

De acordo com os planos, a partir desta data todos os novos veículos deverão ser híbridos ou totalmente elétricos. “Não há maior responsabilidade do que proteger nosso planeta”, disse Johnson, e “nenhuma missão que uma Grã-Bretanha global tenha mais orgulho em servir”.

O plano não elimina totalmente os veículos à combustão das ruas do Reino Unido, já que eles ainda poderão ser vendidos como usados. Outros países já anunciaram medidas semelhantes: a França quer eliminar os carros tradicionais até 2040. Na Holanda o limite é 2030, e o governo anunciou recentemente um programa de subsídios para incentivar a adoção dos elétricos. Já a Noruega é o país com o cronograma mais agressivo, 2025.

A demanda por veículos elétricos no Reino Unido vem aumentando, mas ainda assim, os movidos à combustão ainda representam 90% do mercado total.

Fonte: CNet

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital