Mais um país se uniu à França no banimento a veículos com motor a combustão. Conforme relata o The Guardian, o Reino Unido planeja proibir a venda de todos os carros e furgões movidos a gasolina e diesel até o ano de 2040.

A proposta faz parte de um plano de melhoria da qualidade do ar da região e, caso seja aceita pelo governo, os novos veículos vendidos em todo o país devem contar com motores puramente elétricos – colocando fim aos híbridos também.

Um relatório recente do governo britânico afirma que a poluição causada pelos carros mata, pelo menos, 40 mil pessoas todos os anos no Reino Unido. “A má qualidade do ar é o maior risco ambiental para a saúde pública no Reino Unido e estamos determinados a agir fortemente no menor tempo possível”, disse um porta-voz do governo.

No início de julho, a França anunciou um plano similar, também com prazos para 2040, mas descreve a política como parte de uma estratégia para cumprir seus compromissos de redução de emissões de carbono feitos no Acordo de Paris.

A Índia também está se preparando para proibir a produção de veículos movidos a combustão. Porém, o prazo é um pouco mais agressivo (2030), pois o país tem um dos piores índices de poluição do ar.