Após um ano de negociações, a Hyundai Motor Group, dona da Hyundai e da Kia, anunciou nesta terça-feira (11) que construirá novos veículos elétricos com base na tecnologia desenvolvida pela startup Canoo, da Califórnia. Os termos do acordo não foram divulgados.

As parceiras desenvolverão uma nova plataforma de veículo elétrico baseada no carro apresentado pela startup no ano passado. A plataforma alimentará carros pequenos e “competitivos em termos de custo”, bem como “veículos construídos para fins específicos”, que se assemelhariam a ônibus espaciais ou transportes autônomos. As empresas vendem atualmente um SUV elétrico baseado na mesma plataforma, e o Hyundai Motor Group prometeu 23 veículos elétricos até 2025.

O acordo é uma vitória significativa para a Canoo, uma empresa pequena, com apenas 300 funcionários e que existe há dois anos. Embora quase todas as startups de veículos elétricos tenham falado em licenciar sua tecnologia ou fazer parcerias com montadoras tradicionais, quase nenhuma conseguiu um acordo. Algumas das exceções até o momento foram a Rivian, que trabalha com Ford e Amazon, e a chinesa Byton, que tem acordo com a First Auto Works, montadora estatal da China.

A Canoo agora se junta a essa lista seleta, apesar de ter sido fundada apenas no final de 2017 (com o nome Evelozcity), após uma amarga separação com a Faraday Future, outra startup de carros elétricos. “É realmente importante para nós, porque ter um nome familiar como a Hyundai trabalhando com uma startup como a Canoo prova que temos um bom conceito e uma boa equipe”, afirmou Ulrich Kranz, CEO da empresa.

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Kranz disse que a Canoo passou cerca de um ano conversando com a Hyundai sobre um acordo, e que a montadora sul-coreana enviou diversas equipes à sede da startup nos EUA para avaliar seu progresso antes de assinar. Ele reiterou também que a Hyundai pagará a Canoo pelo trabalho que a empresa está fazendo para iniciar a parceria, mas não informou valores e nem se é o suficiente para sustentar as operações da startup no futuro. Ele disse que ainda busca investimentos externos.

Segundo Kranz, o acordo não afetará os planos da Canoo de lançar seu próprio veículo. A empresa apresentou um modelo em setembro de 2019, chamado de “O Canoo”, que deve ser lançado em 2021. O CEO afirmou que a empresa construiu 32 versões beta do veículo até o momento, sendo que 12 delas estão totalmente operacionais e sendo testadas em vias públicas e circuitos fechados.

Como muitas outras startups e até algumas montadoras maiores, a Canoo desenvolveu o chamado “skate” para este veículo, que abriga motores elétricos, bateria e outros eletrônicos. Esta forma de embalar a tecnologia permite alimentar vários veículos usando a mesma plataforma adaptável, reduzindo os custos. Kranz disse que a Hyundai gostou de como a startup integrou mais a tecnologia do veículo no skate do que outras empresas, o que ajudou a garantir o negócio.

Via: The Verge