A Hyundai Motors apresentou nesta quinta-feira (24) a IONIQ Concept Cabin, uma cabine-conceito para veículos elétricos, desenvolvida em parceria com a LG. Ela tira proveito de benefícios da tecnologia, como o maior espaço interno, para transformar os veículos da empresa de “meios de transporte” em “soluções personalizadas de mobilidade”, adequadas para os mais variados estilos de vida.
O plano é integrar eletrodomésticos aos futuros modelos da linha IONIQ, nome dado pela Hyundai a seus veículos elétricos. Por exemplo, os carros poderão ter uma TV OLED flexível de 77 polegadas montada no teto, grande o bastante para que duas pessoas assistam a conteúdo diferente simultâneamente.
O som seria produzido por alto-falantes embutidos no encosto da cabeça, criando uma “área sonora” pessoal. Enquanto você relaxa, lâmpadas ultravioleta desinfetam o ambiente, e um robô pode cuidar do piso do carro, para que esteja sempre limpo.
A montadora menciona outros recursos como o “Clothing Care”, para cuidar das suas roupas, e “Shoes Blutler”, para “dar um trato” nos sapatos, mas não detalha como eles funcionariam.
Segundo a Hyundai, estas experiências que “agregam valor” aos veículos da marca estarão disponíveis a partir do IONIQ 5, que será lançado no início de 2021.
Luxo é o diferencial
Além da Hyundai, várias outras montadoras vem apostando em um interior sofisticado para diferenciar seus veículos dos concorrentes. O raciocínio parece ser que, já que o motorista provavelmente irá passar algumas horas do dia dentro do carro, que ao menos ele seja o lugar mais luxuoso e aconchegante possível.
Interior do Cadillac Lyriq, mostrando a imensa tela à disposição do motorista. Foto: Cadillac
Um exemplo é o Lyriq, primeiro Cadillac elétrico. Uma única tela retangular com diagonal de 33 polegadas ocupa quase todo o painel frontal, mostrando informações sobre o carro, a jornada, controles para o sistema de entretenimento e imagens das câmeras externas. Um HUD (Heads Up Display) projeta informações sobre o para-brisa em dois níveis, um “próximo” indicando a velocidade e direção e um “distante”, com sinais de navegação e outros alertas imporantes.
O sistema de som interno foi projetado em parceria com a AKG e usa 19 alto-falantes. Um conjunto de microfones e acelerômetros é usado para medir e cancelar sons externos, como o som dos pneus em contato com o asfalto, reduzindo o nível geral de ruído dentro da cabine. Quando o motorista se aproxima, o carro inicia uma “saudação” com um show de luzes e prepara a cabine ajustando a posição do assento, espelhos e temperatura.
Banco traseiro da Mercedes-Benz S-Class 2021. Foto: Mercedes-Benz
Outro destaque é o Mercedes-Benz S-Class 2021. O carro tem um assistente de voz capaz de conversar em 27 idiomas diferentes e um sistema de som Burmester com 30 alto-falantes, que segundo a montadora oferece som “4D”, que lhe permite “sentir” a intensidade da música através dos assentos.
O modelo S580 4Matic, parte da “linha executiva”, tem extras como duas telas HD de 11,6 polegadas montadas nas costas dos assentos da frente, cada uma rodando sua própria instância do software responsável por informações, navegação e entretenimento, o MBUX.
Passageiros podem usar estas telas para controlar funções multimídia, recursos do carro ou até mesmo procurar destinos em um mapa e enviá-los para a tela da frente. Também há um tablet de 7 polegadas escondido em um descanso de braços central, que pode ser usado como um tablet Android independente.
Fonte: Hyundai