A Tesla é protagonista na indústria de carros elétricos. No ano passado, a companhia liderada por Elon Musk entregou cerca de 367 mil veículos, e pretende aumentar a produção para 500 mil, em 2020.
A empresa ainda cumpre papel essencial na inovação da tecnologia. O Model S Long Range, por exemplo, detém o maior alcance de distância rodada com apenas uma carga de bateria: 595 quilômetros.
Declarações recentes de Elon Musk indicam que a companhia está perto de quebrar o próprio recorde e desenvolver uma bateria com alcance de 643 quilômetros.
Uma reportagem do The New York Times publicada nesta quarta-feira (4) indica que existem uma série de startups trabalhando para consolidar uma concorrência acirrada com a Tesla. Dentre elas, companhias chinesas, europeias e norte-americanas.
Byton
A chinesa Byton promete desenvolver um S.U.V elétrico super moderno. O interior do veículo deve apresentar telas individuais para os passageiros, inclusive um painel posicionado no volante de direção. O preço previsto corresponde a cerca de US$ 49 mil dólares (R$ 229 mil em conversão direta), um pouco superior ao Tesla Model 3.
Com apoio do governo chinês, a Byton pretende iniciar a produção em larga escala do automóvel no ano que vem e logo expandir as vendas para os Estados Unidos e Europa.
NIO
Capitaneada pelo bilionário William Li, a NIO já tem quatro modelos de carros elétricos em produção na China e entregou 30 mil veículos desde 2018, segundo o New York Times. Dentre eles, o modelo ES6, um S.U.V elétrico avaliado em US$ 50 mil (R$ 228 mil em conversão direta).
O prejuízo de US$ 353 milhões no balanço do quarto trimestre de 2019, no entanto, mostra que a empresa ainda encara desafios de sustentabilidade financeira. E para piorar, a produção da montadora foi atingida em cheio pela epidemia do novo coronavírus na China. Mesmo assim, a empresa ainda tem planos de expandir seu comércio para outros países.
Faraday Future
A empresa de Los Angeles planeja lançar o modelo FF 91 no mercado americano. A exemplo do veículo da Byton, o carro elétrico deve contar com diversas telas em seu interior. A grande novidade fica a cargo de um banco traseiro reclinável, que vai usar uma tecnologia da Nasa para adequar a distribuição do peso dos passageiros sobre o assento. O carro deve custar US$ 100 mil (R$ 450 mil).
Lucid
Ainda no setor de carros de luxo, a Lucid está construindo uma fábrica no Arizona para produzir o Lucid Air. A ideia da montadora é produzir um veículo elétrico com grande espaço interno, mas de tamanho relativamente pequeno. Estima-se que o modelo chegue ao mercado no fim de 2020 com o preço médio de US$ 100 mil (R$ 450 mil).
Outro fato interessante sobre a empresa é que ela recebeu um aporte de US$ 1 bilhão de um investimento público da Arábia Saudita.
Piëch
A montadora suíça aposta na aceleração. A empresa trabalha no Piëch Mark Zero, que será capaz de atingir 96 km/h em apenas 3,2 segundos. O alcance da autonomia da bateria será de 482 quilômetros, bem longe dos recordes da Tesla. No entanto, a companhia afirma que o tempo de recarga máxima do veículo deve ser de apenas 5 minutos. O Mark Zero chegará ao mercado somente em 2022.
Canoo
Já a Canoo propõe um modelo de negócio diferente: o aluguel de carros elétricos. Clientes vão pagar mensal um preço para utilizar os carros sem um período determinado de tempo. De acordo com o The New York Times, essa é uma estratégia para driblar o preço elevado de veículos elétricos, em comparação com os movidos a gasolina.
O serviço deve ser ativado em Los Angeles, na Califórnia, em 2021 e expandir gradualmente para outras cidades.
Rivian
A Rivian planeja entregar pickups e S.U.Vs elétricas no fim de 2020, enquanto isso consumidores já contribuem com US$ 1 mil para obter os veículos, quando estiverem prontos. Segundo o The New York Times a Rivian se destaca por ter a situação financeira mais sólida entre todas as startups do setor.