Em breve, os proprietários de carros da Tesla não precisarão mais abrir as janelas para se comunicar com os pedestres. Isso porque Elon Musk, CEO da empresa, disse que tem planos para deixar os carros da marca “conversarem” com os pedestres.

Presume-se que as palavras sejam emitidas pelos alto-falantes adicionados pela empresa em alguns carros para cumprir os requisitos dos Estados Unidos. Os carros elétricos não emitem som, por esse motivo, pedestres desavisados podem sofrer acidentes apenas por não ouvirem os veículos se aproximando. Por isso, a Tesla teve de adicionar alto-falantes que emite sons próprios, como o de um motor a combustão, por exemplo. 

-> Tesla S, 3, X, Y e mais: conheça todos os veículos da montadora

Musk não descreveu como o novo sistema vai funcionar, entretanto, espera-se que ele, pelo menos, utilize clipes de áudio pré-gravados. Outra hipótese aponta para a conversação direta do motorista com o mundo exterior, tudo sem precisar abrir as janelas.

 

O recurso pode ser útil tanto por conveniência quanto por medida de segurança. É possível alertar um pedestre desatento ou impedir um intruso sem tocar a buzina e, consequentemente, se expor a um perigo adicional. Considerando o que Musk disse – e conhecendo o empresário – não há dúvidas de que o sistema também poderá ser usado para fazer as pessoas rirem enquanto passam pelo veículo.

Via: Engadget