GM pretende lançar 12 carros elétricos até 2023

Veículos serão lançados pelas marcas Cadillac, GMC, Chevrolet e Buick. Montadora irá investir mais de R$ 106 bilhões no desenvolvimento de veículos elétricos até 2025
Rafael Rigues20/07/2020 18h56, atualizada em 20/07/2020 18h58

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A General Motors revelou em um relatório de sustentabilidade que pretende colocar no mercado 12 veículos elétricos, das marcas Cadillac, Chevrolet, GMC e Buick, até o final de 2023.

Todos serão baseados em uma plataforma modular para veículos elétricos desenvolvida pela montadora, chamada Ultium, que dará aos carros alcance de até 640 km (dependendo da bateria usada), aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos e tração frontal, traseira ou nas quatro rodas.

A Cadillac terá cinco modelos, entre eles o já anunciado Lyriq, que será o primeiro carro elétrico da marca e custará cerca de US$ 75.000 (R$ 400 mil). Também serão produzidos dois SUVs com três fileiras de assentos, um focado em espaço interior e capacidade de carga e outro baseado no atual Escalade. Além disso haverá um pequeno crossover similar ao atual Cadillac X75 e o Celestiq, um carro de “ultra luxo” feito à mão, que custará por volta de US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão).

A GMC, que fabrica caminhões e picapes, terá dois modelos similares que trarão de volta a marca Hummer. O “Hummer Truck” terá um motor de 1.000 HP, e o “Hummer SUV” será uma variante dele, configurado como um SUV off-road.

A Chevrolet terá uma picape com alcance de mais de 600 km com uma carga de bateria, um SUV de tamanho médio para o mercado dos EUA e um crossover elétrico baseado no Chevy Bolt e equipado com o sistema de direção autônoma GM Super Cruise. Por fim a Buick terá um “crossover convencional” que maximiza espaço interior e de carga, e um outro com “maior ênfase na forma”.

Para criar estes carros, entre 2020 e 2025 a GM está alocando US$ 20 bilhões (R$ 106,8 bilhões) em dinheiro e recursos de engenharia para seus programas de veículos elétricos e autônomos.

Fonte: TechCrunch

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital