A General Motors revelou que lançará um novo Cadillac, topo de linha e totalmente elétrico. O Cadillac Celestiq é um modelo de luxo que será construído à mão e em número limitado.
A GM não forneceu mais detalhes do Celestiq, mas confirmou que a produção do carro elétrico será concentrada na fábrica de Michigan (EUA) e utilizará o novo design de bateria da marca, chamado Ultium. “Nossa equipe aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento de produtos na GM e posicionar nossa empresa para um futuro totalmente elétrico”, disse Mary Barra, presidente e CEO da GM.
O Ultium é uma arquitetura de bateria altamente modular e escalável que pode permitir à GM reduzir custos abaixo do limite de US$ 100 por quilowatt-hora. Ela será utilizada não só no Celestiq, mas também na próxima geração Chevy Bolt e na caminhonete GMC Hummer. A GM disse que a Ultium permite um alcance de 643 quilômetros com uma única carga e poderia ir de 0 a 100 km/h em três segundos.
Além do Celestiq, a montadora anunciou que pretende lançar 20 elétricos diferentes até 2023, e divulgará três deles publicamente nos próximos meses: o crossover Cadillac “Lyriq” EV, em abril, e duas versões elétricas do Hummer da GMC, em maio. Logo depois, virá o Cruise Origin, um veículo compartilhado, elétrico e autônomo, produzido pela Cruise e pela Honda.