A Cadillac apresentou nesta quinta-feira o Lyriq, seu primeiro veículo totalmente elétrico. Baseado na plataforma Ultium, que será usada por todos os elétricos da marca, o carro terá autonomia de 480 km e estará disponível em várias configurações, com múltiplos níveis de desempenho e autonomia.
Segundo a marca, que é parte do grupo General Motors, ao contrário de concorrentes cujo design foi adaptado, o Lyriq foi projetado para propulsão elétrica desde o começo. Isso permite eliminar algumas restrições físicas no projeto, resultando em um design otimizado com maior autonomia, uma experiência mais “engajadora” na direção e uma nova interpretação do espaço dos passageiros.
O sistema de baterias da Ultium é um “elemento estrutural” da arquitetura do veículo, e é integrado de forma a contribuir tanto para a dirigibilidade quanto para a segurança. De acordo com a montadora o centro de gravidade mais baixo, a distribuição de peso de “quase 50/50” e o motor posicionado na traseira resultam em um veículo que é esportivo e ágil. Uma versão dois motores e tração nas quatro rodas também estará disponível.
Diferentemente da maioria das baterias de carros elétricos atuais, que usam NCM (níquel, cobalto e magnésio), a Ultium adiciona alumínio (NCMA) e reduz o cobalto em 70%. Além de caro, a produção de cobalto levanta uma série de questões éticas devido às condições insalubres às quais os trabalhadores, muitos deles crianças, são submetidos durante a extração do mineral em minas na África.
Ao contrário das células cilíndricas e que podem ser empilhadas vertical ou horizontalmente, as novas baterias são únicas devido às “células de grande formato, tipo bolsa”, e no Lyriq fornecem 100 kWh. E como os eletrônicos responsáveis pelo funcionamento da bateria estão integrados juntamente com as células, a fiação necessária foi reduzida em até 90%.
Sendo um Cadillac, luxo e design não foram deixados de lado. Quando o motorista se aproxima o carro inicia uma “saudação” com um show de luzes e prepara a cabine ajustando a posição do assento, espelhos e temperatura.
Uma única tela retangular com diagonal de 33 polegadas ocupa quase todo o painel frontal, mostrando informações sobre o carro, a jornada, controles para o sistema de entretenimento e imagnes das câmeras externas. Um HUD (Heads Up Display) projeta informações sobre o para-brisa em dois níveis, um “próximo” indicando a velocidade e direção e um “distante”, com sinais de navegação e outros alertas imporantes.
O sistema de som interno foi projetado em parceria com a AKG e usa 19 alto-falantes. Um conjunto de microfones e acelerômetros é usado para medir e cancelar sons externos, como o som dos pneus em contato com o asfalto, reduzindo o nível geral de ruído dentro da cabine.
O Lyriq deve chegar ao mercado “em 2022”, e segundo a GM estará disponível em todos os mercados onde a marca Cadillac tem presença, incluindo a China. Preço não foi divulgado. A GM tem planos para lançar 12 carros elétricos nos EUA até 2023.
Fonte: GM