No Brasil, a Black Friday se tornou muito popular com o passar dos anos. Porém, muitas lojas apresentam os “descontos falsos” que não representam uma economia de fato. Por conta desses problemas, o site Reclame Aqui já registrou 3,5 mil queixas nesta data, envolvendo lojas físicas e online.

Dentre as principais reclamações, estão lojas como Kabum (132 reclamações), Saraiva (física e online – 107 reclamações) e Americanas.com (98 reclamações). Esses registros representam um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 2.224 queixas.

Durante a Black Friday deste ano, o principal motivo das reclamações é propaganda enganosa, que representa 28,3% do total. Aqui, se enquadram as propagandas envolvendo preços que não representam os anunciados ou quando os produtos apresentam os mesmos valores de outras épocas do ano, apenas “levemente alterados” para representar uma falsa sensação de desconto.

Problemas com a compra também estão presentes, e representam um total de 10,69%. Essas reclamações são registradas justamente quando algumas lojas ficam congestionadas e não conseguem aguentar a demanda de acessos e deixam de processar alguns pedidos.

Em terceiro lugar está o atraso na entrega, com 9,3%. Muitas lojas fizeram promoções antecipadas de Black Friday, com promessas de entrega rápida, porém, esse prazo não foi cumprido. O Reclame Aqui aponta que, dentre os produtos que mais tiveram reclamações, estão os celulares, tênis, acessórios, cartões de crédito e perfumes.

O monitoramento desses casos foi realizado entre 11h do dia 27 de novembro até 6h desta sexta-feira (29), dia da Black Friday. Além do Reclame Aqui, a Fundação Procon-SP está de plantão durante o período de descontos. O órgão atendeu consumidores durante toda a madrugada e manteve seu expediente durante o dia para atender novas reclamações.