A Netflix entrou na mira do Procon-SP. A empresa foi notificada pela fundação para se explicar sobre reclamações de clientes sobre cobranças indevidas, com valores em duplicidade, e alterações não solicitadas nos planos de assinantes. A empresa terá 72 horas para responder à solicitação.

O Procon solicita mais explicações sobre o assunto com base em publicação da imprensa sobre o assunto. A publicação, feita há duas semanas pela Veja, nota um aumento nas queixas em plataformas como o Reclame Aqui, relatando suspeitas de fraude.

Ao Olhar Digital, a Netflix reforça que não houve qualquer tipo de vazamento ou invasão aos seus servidores, e que potenciais acessos indesejados às contas acontecem do lado do cliente. Ainda assim, a companhia afirma que está repensando como lida com o assunto. “A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas”, diz o comunicado.

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Esse tipo de situação não é incomum. Usuários frequentemente repetem combinações de email e senha, o que faz com que um banco de dados comprometido torne todos os serviços utilizados por aquela pessoa vulneráveis. Por exemplo: se você utiliza o endereço “joao@emailfictício.com” com a senha “123456” em um aplicativo suspeito que teve seu banco de dados invadido, todos os serviços em que você repetiu essa combinação estão expostos, mesmo que a segurança da empresa jamais tenha sido comprometida. Táticas de “phishing“, com o envio de um email falso em nome da Netflix, também funcionam muito bem para roubar senhas de usuários, mesmo que nunca tenha ocorrido um vazamento.

Pela demanda do Procon, a empresa precisará deixar claro quais medidas toma para evitar que alguém com acesso à conta de algum cliente realize uma contratação mediante fraude e para impedir a utilização indevida dos dados. Também deve se explicar sobre como faz para aferir de quem é a culpa em um acesso indevido a uma conta.

Além disso, a Netflix foi convidada a esclarecer qual o procedimento para resolver os problemas mencionados e se providenciou alguma medida para atender melhor ao público durante a pandemia de Covid-19, quando o número de contratações no Brasil supostamente aumentou como resultado de mais pessoas presas em casa. É fato que a empresa viu sua base de usuários disparar globalmente, conquistando em apenas seis meses o mesmo número de novos assinantes adquiridos ao longo de todo ano de 2019, mas não se sabe quanto a pandemia afetou especificamente o mercado brasileiro.