A Comissão Europeia investiga a Apple Pay sob suspeita de antitruste, adicionando mais um obstáculo regulatório para a empresa norte-americana na Europa. O bloco de países pede que as empresas de serviços eletrônicos informem se receberam ordens ou contratos para priorizar exclusivamente o serviço de pagamento da Apple.

Em agosto, a Comissão Europeia afirmou ter recebido a informação de que a empresa norte-americana estaria restringindo pagamentos online na compra de serviços vendidos por terceiros, contrariando as regras de comércio da UE e acendendo um sinal amarelo para questões de antitruste. “A Comissão está ativamente monitorando o desenvolvimento das soluções de pagamento móvel e o comportamento dos operadores no mercado de pagamentos”, afirmou.

Assim, foi emitido um questionário às empresas perguntando se elas tiveram que aceitar alguma imposição contratual para permitir algum método de pagamento e também, se esses contratos as obrigavam a integrar o Apple Pay em seus aplicativos e sites.

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Além disso, outras queixas envolvendo o Apple Pay foram feitas por usuários depois de notificações insistentes perguntarem se havia interesse em criar uma conta no serviço de pagamento. As queixas também apontam para o fato de que o chip NFC instalado no iPhone seleciona automaticamente o Apple Pay quando o usuário vai realizar algum pagamento via smartphone.

Todas essas críticas causaram um alerta para supostas violações nos serviços da empresa, que existe desde 2014. O Apple Pay está disponível em mais de 50 países do mundo, incluindo mais de 20 países dentro da UE e também no Brasil, presente desde o ano passado.

Apple ainda não se manifestou sobre o assunto.

 

Via: Reuters