O sistema de pagamentos móveis da Apple enfim começou a funcionar no Brasil. Como prometido pelo CEO Tim Cook no começo do ano, o Apple Pay chegou ao país permitindo o uso do iPhone para realizar pagamentos em lojas físicas e também do Apple Watch e dos computadores da empresa no caso de lojas online.

Por enquanto o Apple Pay funciona com cartões de crédito do Itaú, incluindo cartão Nacional, Internacional, Gold, Platinum, Black e Infinite, sendo bandeira Mastercard ou Visa. Depois disso, ele deve ser expandido para outras instituições financeiras.

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Para usar o Apple Pay, usuário precisa cadastrar um dos cartões no aplicativo Wallet do iOS e depois seguir instruções de ativação do banco. Quando tudo estiver configurado, ele só precisa aproximar o iPhone ou Apple Watch do terminal de pagamento do estabelecimento para finalizar a transação – em vez de digitar a senha, o usuário confirma o pagamento pelo Touch ID ou Face ID. A Apple garante que não armazena nenhuma informação do cartão do usuário.

O Apple Pay é compatível com iPhone 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X, além de Apple Watch e Macbooks que contam com a Touch Bar.

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O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o Apple Pay, que foi lançado nos Estados Unidos em 2014, junto com o iPhone 6. E o Apple Pay é o terceiro sistema de pagamento móvel que chega ao país: antes dele, Samsung Pay e Google Pay já tinham sido lançados para o público brasileiro. 

A Apple estabeleceu parcerias com redes de varejo, lojas e restaurantes para o lançamento da tecnologia no Brasil. Segundo a empresa, já é possível  fazer compras usando o iPhone no Pão de Açúcar Minuto, Fnac, Starbucks, Livraria Cultura, entre outros. Alguns destes locais habilitados para receber os pagamentos móveis estão alertando os consumidores por meio de ações promocionais.

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Ao Olhar Digital, o diretor executivo para cartões do Itaú, Marcelo Kopel, explicou que, em breve, o sistema terá suporte também a cartões de débito, mas ele não soube especificar quando. Quanto a outras plataformas de pagamento por celular, como Google Pay e Samsung Pay, o executivo se limitou a dizer que a adesão do Itaú vai depender do sucesso desta primeira empreitada com a Apple.

Além disso, o sistema não funciona em caixas eletrônicos do Itaú porque estes não possuem NFC, conexão sem fio que é parte integral do Apple Pay. Há estimativas de que 75% das máquinas de cartão usadas em estabelecimentos do Brasil já possuem suporte a NFC por hardware, mas aceitar o pagamento por iPhone vai depender também de suporte por software, que varia de loja para loja.

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Por fim, Kopel esclareceu que, em compras online, o Apple Pay pode ser mais seguro do que usar um cartão de plástico, porque elimina a necessidade de digitar o número do cartão. Em compras em lojas físicas, o nível de segurança é o mesmo, já que a autenticação é feita em duas etapas: autenticação do cartão, por chip ou pelo iPhone cadastrado, e do usuário, por senha ou pela biometria do smartphone.