Aplicativo de namoro do Facebook ganha integração com o Instagram

Facebook Dating se expandiu para 20 países desde o anúncio, em 2018; nesta quinta-feira (5) ele chega para os norte-americanos
Equipe de Criação Olhar Digital05/09/2019 16h00

20190905010427
Publieditorial

O Facebook Dating levou ao casamento dois perfis de usuários – um do Facebook, e o outro, do Instagram, pela primeira vez. E, nesta quinta-feira (5), o Facebook anunciou que o serviço de namoro – um recurso já testado em 19 outros países desde o lançamento – irá permitir que usuários das redes sociais citadas combinem elementos de suas contas para criar um perfil.

A novidade consiste em permitir aos usuários a integração das suas postagens do Instagram em seu perfil de namoro e adicionem seus seguidores do Instagram à sua lista “Secret Crush”, além de amigos do Facebook. A ferramenta permite selecionar até nove pessoas e se o crush for recíproco, ou seja, também adicionar a pessoa à lista de crushes secretos, será um match. Mas, se a pessoa que foi marcada como crush não estiver no Facebook Dating, não criar uma lista de Crushes Secretos ou não for recíproco, ninguém saberá que o nome da pessoa foi adicionado à sua lista.

Até o final do ano, os usuários do Facebook Dating poderão selecionar as histórias do Facebook e do Instagram que desejam adicionar ao seu perfil de namoro.

Reprodução

Enquanto os dois serviços sempre compartilharam recursos e dados nos bastidores, incluindo informações coletadas para publicidade direcionada, o Facebook e o Instagram historicamente operaram de forma independente. Esse movimento de união começou no início de 2018, quando os executivos do Facebook exigiram ajuda do Instagram para impulsionar o crescimento por meio de alterações de produtos que direcionariam mais usuários para o aplicativo principal a partir do Instagram.

Os cofundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger deixaram a rede social no ano passado, depois de se colidirem com o CEO Mark Zuckerberg sobre a autonomia do Instagram. Desde então, várias equipes foram reestruturadas, substituições de e-mails do Instagram pelo Facebook foram feitos, além de alguns estarem trabalhando nos bastidores para conectar os serviços de mensagens dos dois aplicativos.

O Facebook lançou o espaço de namoro em maio de 2018 – logo após o escândalo de privacidade da Cambridge Analytica – com a missão de aproximar as pessoas também em relacionamentos românticos. A empresa se recusou a dar o número de usuários ativos do aplicativo, afirmou apenas  que “está indo bem”.

O Facebook Dating está disponível em 19 países, entre eles, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Colômbia, Equador, Filipinas, Guiana, Laos, Malásia, México, Paraguai, Peru, Suriname, Tailândia, Uruguai e Vietnã. O recurso que chega hoje aos Estados Unidos, estará disponível na Europa até o início de 2020. Ele é gratuito para pessoas a partir dos 18 anos.

Via: TechCrunch/Bloomberg