A Xiaomi costuma apresentar patentes de designs, no mínimo, incomuns, mesmo que eles não cheguem a ser implementados em seus dispositivos. E o site alemão Let’s Go Digital divulgou duas novas registros da fabricante chinesa que poderia resultar em aparelhos curiosos. 

Cada um dos designs tem duas variantes que diferem minimamente na parte de trás do smartphone. Todos eles, porém, apresentam uma tela quase “100% display” e câmera traseira dupla. O mais inesperado nas patentes são as posições da câmera frontal. Nos dois projetos de design, ela está localizada na parte inferior da tela, em vez de ser abrigada no topo, como é o usual nos celulares.

Mas as surpresas não param por aí. No primeiro caso, dois sensores para uma câmera dupla são implementados em um entalhe bem no centro do display. Reprodução

 

A segunda patente, a mais singular da Xiaomi, apresenta uma tela com dois entalhes separados na parte inferior, um em cada canto do display. Do mesmo modo que o primeiro design, este também mostra uma câmera frontal dupla.

 

Reprodução

 

A empresa registrou os designs na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (na sigla em inglês, WIPO) em 25 de maio de 2018 e foram publicados na última sexta-feira, 29 de março. No início de fevereiro, o Let’s Go Digital também descobriu uma patente da Xiaomi que apostava em uma tela dobrável nas quatro pontas do smartphone e com displays maiores. Vale ressaltar que, como são apenas patentes e não um projeto já em execução pela gigante chinesa, é possível que nenhum futuro smartphone da empresa tenham essas características.

Enquanto as patentes da Xiaomi mostram que a empresa ainda aposta nos entalhes, outras marcas de smartphones procuram alternativas para renunciar às bordas. Uma das opções é o furo na tela, opção da Samsung para o novo Galaxy S10. Outra estratégia é o método de câmera deslizante, design dos smartphones OPPO Find X, Xiaomi Mi Mix 3 e, mais recentemente, ZTE Axon S, por exemplo. Nesses casos, a câmera frontal fica abrigada atrás da tela e só é revelada quando o display se move. 

Via: Xataka Android.