Como pedir reembolso para compras feitas no Google Play

Daniel Junqueira26/06/2017 19h42, atualizada em 26/06/2017 20h20

20170511105211

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você comprou um app para seu smartphone Android dentro da Google Play Store e se arrependeu, pode tentar pedir um reembolso. Para alguns casos, é possível recuperar o dinheiro sem muito esforço. Para outros, é um pouco mais difícil.

De acordo com a página de suporte do Google Play, não há reembolso para a maioria das compras feitas dentro da loja, ou ao menos não há uma política definida para isso. O que não significa que seja impossível tentar recuperar o seu dinheiro.

As dicas abaixo valem tanto para a compra de aplicativos quanto para aquisições dentro de apps – como, por exemplo, moedas digitais para um jogo, ou até mesmo a assinatura de um serviço.

Até 48 horas depois da compra

Vamos dizer que você comprou um aplicativo mas ele não rodou direito no seu smartphone, ou que você pagou mas não gostou dele. Pode ser bem fácil recuperar o dinheiro se a compra tiver sido feita em menos de 48 horas.

O pedido do reembolso precisa ser feito pela web – não dá para fazer isso pelo smartphone. Entre na Play Store a partir do seu navegador e acesse a página com informações sobre a sua conta. Lá, procure a opção “Histórico de pedidos” e vá até o pedido cujo valor você quer ter reembolsado.

Reprodução

Clique nos três pontos na vertical, no canto direito da tela, e selecione “Informar um problema”. Escolha a opção que se encaixa no seu caso e, no formulário abaixo de “Descreva seu problema”, explique que você quer um reembolso.

O seu pedido será enviado para o Google, e a resposta vai para o seu e-mail.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android
-> Como resolver os principais erros da Play Store

Mais de 48 horas depois da compra

Já se passaram mais de dois dias desde a sua compra? Então o pedido de reembolso pode ser um pouco mais difícil, e a garantia de que você consiga recuperar o dinheiro é menor.

Passado esse tempo, você vai precisar falar diretamente com o desenvolvedor. As informações de contato podem ser encontradas na página do próprio aplicativo na Play Store. No fim da página, na área “Informações adicionais”, você encontra endereço para o site do desenvolvedor, um e-mail para contato, e até mesmo um endereço físico.

A devolução do dinheiro depende de políticas de cada desenvolvedor, então não é garantido que todos aceitem reembolsar os clientes. E nem todos podem entender português, o que significa que alguns pedidos precisam ser feitos em outro idioma, dificultando ainda mais o reembolso.

Reembolso de vários pedidos

Se por algum motivo você fez várias compras na loja do Google e quer recuperar o dinheiro, fazer o pedido um por um pode ser bastante cansativo. Para esses casos, o Google sugere que o usuário entre em contato telefônico diretamente com a empresa, que disponibiliza um telefone gratuito 24 horas por dia, sete dias por semana para clientes brasileiros: é só ligar para 0800 724 8149.

Tempo até o reembolso

O reembolso será feito na mesma forma de pagamento usada pelo usuário, e o tempo até o dinheiro estar disponível para ele varia de acordo com isso também.

Se a compra foi feita com cartão de crédito, a estimativa do Google é entre três e cinco dias úteis, mas pode demorar até 10 dias úteis, já que isso depende também da sua operadora de cartão de crédito. Se você usou seu saldo do Google Play adquirido via um vale-presentes, por exemplo, o reembolso deve demorar um dia útil.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital