Depois de aprender o básico sobre o Excel, chegou a hora de aprender as principais funções que o programa oferece. Listamos abaixo 10 funções que você precisa conhecer:

1. SE

Essa função permite fazer comparações lógicas entre um valor e outro que será acrescentado.

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A estrutura dessa função é a seguinte: SE(algo é verdadeiro, então fazer algo, caso contrário, fazer outra ação).

Isso significa que existem dois resultados para a função: um em caso verdadeiro e outro em caso falso. Confira na imagem:

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Usaremos como exemplo a fórmula SE(B1>C1;”SIM”;”NÃO”), ou seja, se o valor inserido na célula B1 for maior do que o da célula C1, exiba a mensagem “SIM”; caso contrário, exiba a mensagem “NÃO”.

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Repare que a troca de valores altera a mensagem da célula A1.

A função pode ser utilizada para avaliar textos e valores.

Fique atento: ao utilizar textos nas fórmulas, lembre-se de colocá-los entre aspas. A única exceção é ao utilizar as palavras VERDADEIRO e FALSO, que são automaticamente reconhecidas pelo Excel.

Para saber mais sobre essa função, clique aqui.

2. OU

A função OU é usada para determinar se algo é verdadeiro em um teste no Excel. Por exemplo, vamos usar a seguinte condição: Se o valor da célula B1 for maior do que 2, então escreva a palavra “VERDADEIRO”; caso contrário, escreva a palavra “FALSO”.

Essa função é escrita da seguinte forma:

OU(B1>2) 

Veja o que acontece quando o valor colocado na célula B1 é 1:

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Quando mudamos o valor, a resposta também muda: 

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3. DIAS

A função DIAS é usada para identificar o número de dias existente entre duas datas. Sua estrutura é a seguinte:

DIAS360(data_inicial;data_final)

É importante lembrar que o cálculo se baseia em um ano com 360 dias e 12 meses. Veja como funciona:

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Entre o dia 10 de fevereiro de 2016 e o dia 10 de fevereiro de 2017, por exemplo, existem 360 dias, de acordo com o Excel.

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4. CORRESP

A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição correspondente a esse item no intervalo.

A estrutura da função é a seguinte: CORRESP(valor_procurado;intervalo;tipo_de_correspondência)

Confira o exemplo:

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A fórmula resulta em 2 porque o número 5 ocupa a segunda posição da lista. Veja o que acontece se trocarmos a posição dos números.

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5. ÍNDICE

A função índice retorna um valor ou sua referência dentro de uma tabela ou intervalo. Ela é usada, por exemplo, para encontrar valores exatos em uma tabela. Ela funciona com o seguinte padrão: ÍNDICE(referência;número_da_linha;número_da_coluna;número_da_área)

Veja na prática:

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Vamos imaginar que a tabela acima representa o número de sacos de arroz e feijão e de dúzias de ovos vendidos durante a semana. A função ÍNDICE quer localizar o valor correspondente à linha 5 da coluna 2, isto é, o número de sacos de arroz vendidos na sexta-feira. 

  • O primeiro valor informa ao Excel o espaço em que ele deve procurar as informações – da célula A4 até a célula D8;
  • O segundo valor da função informa a linha onde deve ser procurado o valor – linha 5;
  • O terceiro valor da função informa em que coluna ele se encontra – coluna 2, ou B. 

Veja o que acontece ao trocar alguns dados da função:

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Ao procurarmos a terceira linha da segunda coluna, ou seja, a quantidade de sacos de arroz vendidos na quarta-feira, obtemos o número 6.

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