O Excel não é um bicho de sete cabeças. Se até hoje você fugiu do aplicativo de planilhas do Office por achar que ele é complicado demais, temos uma boa notícia: reunimos abaixo algumas dicas para acabar de vez com a confusão e ajudar você a tirar o máximo proveito dele:

1. Criando um novo arquivo

Os arquivos no Excel são chamados de pastas. Cada uma delas pode contar com diversas planilhas, que são apresentadas na parte inferior à esquerda da tela. Para criar uma nova pasta, vá até “Arquivo” e clique em “Novo”.

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Existem vários modelos predefinidos, para ajudar o usuário caso ele prefira uma planilha já pronta.

2. Inserindo dados

Novo livro em branco
Para inserir dados, basta clicar em uma célula vazia e começar a digitar. As células são os quadrados da planilha, organizados em linhas, na horizontal, e colunas, na vertical. Elas são nomeadas por números e letras, respectivamente. Assim, a célula destacada na imagem acima seria chamada “A1”. Se desejar ir para a célula seguinte, basta apertar “Enter” no teclado.

3. Soma automática

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Uma das funções mais usadas no Excel é a AutoSoma, que permite adicionar valores e calcula automaticamente o resultado. Ela fica na parte superior à direita da tela.

Lá, é possível somar, calcular a média, determinar o número mínimo e o número máximo, além de selecionar uma série de outras funções. Para acessar o conteúdo completo, clique em “Mais funções”.

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Escolha a função desejada e selecione as células correspondentes para realizar os cálculos.

4. Criando fórmulas simples

É possível escrever suas próprias fórmulas para somar, subtrair, multiplicar e dividir valores. Para começar, selecione uma célula e digite “=”.

Você pode fazer as contas de duas maneiras: a primeira delas é escrever o cálculo você mesmo. Para isso, digite os valores e a operação a ser realizada, por exemplo “=2+2”. Aperte o “Enter” e veja o resultado automaticamente.

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A segunda maneira é realizar as operações entre as células, assim, o valor inserido pode variar. Para isso, digite “=” e “(“. Mantenha o botão “Ctrl” pressionado e clique nas células que deseja somar, subtrair, multiplicar ou dividir, como mostra o exemplo abaixo:

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Não se esqueça de fechar os parênteses, caso contrário, a fórmula não funcionará.

5. Formatando uma célula

Caixa Formatar Número no separador Base

É possível formatar uma célula para garantir que o valor inserido nela pertença a uma classe numérica, como moeda, porcentagem ou data. Basta clicar no ícone de moeda que fica na parte superior da tela e definir o formato.

Galeria de formato de número

Se desejar mais formatos, clique em “Mais Formatos Numéricos”.

6. Criando uma tabela

Selecione os dados que deseja inserir em uma tabela arrastando da primeira à última célula com dados. Na parte superior da tela, clique em “Formatar Como Tabela” e escolha a formatação desejada.

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7. Criando gráficos

Para criar gráficos a partir de dados na planilha, basta selecionar as informações e clicar em “Inserir”. É possível escolher entre diversas opções.

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Depois de escolher, clique no formato para criar o gráfico.

8. Atalhos de teclado

Confira abaixo alguns atalhos básicos do Excel:

Para

Atalho

Fechar uma pasta

Ctrl+W

Abrir uma pasta

Ctrl+A

Salvar uma planilha

Ctrl+G

Copiar

Ctrl+C

Colar

Ctrl+V

Retroceder

Ctrl+Z

Remover os conteúdos da célula

Tecla Delete

Escolher uma cor de preenchimento

Alt+B, SO

Cortar

Ctrl+X

Ir até “Inserir”

Alt+W

Negrito

Ctrl+N

Alinhar conteúdos da célula no centro

Alt+B, C2

Ir até o separador “Layout da página”

Alt+P

Ir até o separador “Dados”

Alt+S

Aceder ao separador Ver

Alt+J

Formatar uma célula a partir do menu de contexto 

Shift+F10

Adicionar limites

Alt+B, JL

Eliminar coluna

Alt+B,EL, em seguida, D

Ir até “Fórmula”

Alt+U