DUBLIN, Irlanda – Depois de sugerir que seus clientes usem aplicativos como WhatsApp para economizar dados, a operadora britânica Three anunciou o início dos testes com uma tecnologia que filtra as propagandas transmitidas de forma automatizada através da sua rede.

Durante a semana que se inicia em 13 de junho, as pessoas poderão participar de uma experiência em que a operadora passará 24 horas se colocando no meio do caminho entre os anunciantes e os clientes.

Na opinião da Three, clientes não deveriam pagar pela transmissão de dados decorrente do recebimento de propaganda. “Os custos deveriam ser de responsabilidade dos anunciantes”, afirma. A operadora também reclama que a privacidade dos clientes não pode ser explorada de forma indiscriminada e que eles têm de poder escolher quais tipos de publicidade são mais relevantes.

“O modelo de publicidade atual está quebrado. Ele frustra os clientes, consome seus pacotes de dados e pode ameaçar sua privacidade”, diz o chefe de marketing da operadora, Tom Malleschitz, que apontou para pesquisas mostrando que 44% dos adultos no Reino Unido pretendem usar algum bloqueador de publicidade nos próximos seis meses. “Algo precisa mudar.”